sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Vacinação obrigatória?

Vacinação obrigatória?

Os deputados de todos os partidos estão disponíveis para discutir o tema da vacinação, mas nenhum partido pondera avançar, para já, com uma iniciativa para a tornar obrigatória. O Governo pede uma discussão com serenidade e rejeita medidas proibicionistas. O Presidente da República já fez o seu apelo.

  • Homenagem a Inês
    2:00

    Surto de sarampo

    Os colegas de escola da jovem de 17 anos que morreu de sarampo cumpriram esta quinta-feira um minuto de silêncio em sinal de homenagem. Inês teve de ser internada devido a uma mononucleose, mas acabou por ser contagiada com o vírus do sarampo, no hospital de Cascais.

  • Mais de 1.100 já assinaram petição em defesa da vacinação obrigatória

    Surto de sarampo

    Uma petição a defender a vacinação obrigatória já recolheu mais de 1.100 assinaturas, segundo o documento divulgado no site Petição Pública. No texto da petição, que aparece no topo da lista das últimas petições criadas no site, os signatários defendem que "é cada vez mais importante alertar as pessoas para a necessidade de vacinar as crianças", depois de na quarta-feira ter sido conhecida em Portugal a primeira morte por sarampo, de uma jovem de 17 anos que não estava vacinada.

  • Alguns pais recusam vacinar os filhos em nome da saúde
    3:23

    Surto de sarampo

    As autoridades de saúde insistem que a vacinação é essencial e pode travar o problema de sarampo. Contudo, há pais que recusam vacinar os filhos e defendem que esta é também uma escolha em nome da saúde das crianças. Será constitucional se o Governo entender tornar obrigatório o Plano Nacional de Vacinas? O constitucionalista ouvido pela SIC entende que sim, e defende que a obrigatoriedade pode até ser um dever do próprio Estado.

  • "É um dever dos pais vacinar as crianças"
    7:40

    Surto de sarampo

    A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dª Estefânia morreu esta quarta-feira. A adolescente não era vacinada contra o sarampo nem tinha tomado a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional. O diretor-geral de Saúde esteve no Jornal da Noite desta quarta-feira para falar sobre o caso e sobre o surto que assola vários países europeus. Francisco George considera que a vacinação dos menores é um "dever dos pais" e defende que há "uma questão de interesse social".

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.