sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Vacinação obrigatória?

Vacinação obrigatória?

Os deputados de todos os partidos estão disponíveis para discutir o tema da vacinação, mas nenhum partido pondera avançar, para já, com uma iniciativa para a tornar obrigatória. O Governo pede uma discussão com serenidade e rejeita medidas proibicionistas. O Presidente da República já fez o seu apelo.

  • Homenagem a Inês
    2:00

    Surto de sarampo

    Os colegas de escola da jovem de 17 anos que morreu de sarampo cumpriram esta quinta-feira um minuto de silêncio em sinal de homenagem. Inês teve de ser internada devido a uma mononucleose, mas acabou por ser contagiada com o vírus do sarampo, no hospital de Cascais.

  • Mais de 1.100 já assinaram petição em defesa da vacinação obrigatória

    Surto de sarampo

    Uma petição a defender a vacinação obrigatória já recolheu mais de 1.100 assinaturas, segundo o documento divulgado no site Petição Pública. No texto da petição, que aparece no topo da lista das últimas petições criadas no site, os signatários defendem que "é cada vez mais importante alertar as pessoas para a necessidade de vacinar as crianças", depois de na quarta-feira ter sido conhecida em Portugal a primeira morte por sarampo, de uma jovem de 17 anos que não estava vacinada.

  • Alguns pais recusam vacinar os filhos em nome da saúde
    3:23

    Surto de sarampo

    As autoridades de saúde insistem que a vacinação é essencial e pode travar o problema de sarampo. Contudo, há pais que recusam vacinar os filhos e defendem que esta é também uma escolha em nome da saúde das crianças. Será constitucional se o Governo entender tornar obrigatório o Plano Nacional de Vacinas? O constitucionalista ouvido pela SIC entende que sim, e defende que a obrigatoriedade pode até ser um dever do próprio Estado.

  • "É um dever dos pais vacinar as crianças"
    7:40

    Surto de sarampo

    A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital Dª Estefânia morreu esta quarta-feira. A adolescente não era vacinada contra o sarampo nem tinha tomado a maioria das vacinas que fazem parte do Plano Nacional. O diretor-geral de Saúde esteve no Jornal da Noite desta quarta-feira para falar sobre o caso e sobre o surto que assola vários países europeus. Francisco George considera que a vacinação dos menores é um "dever dos pais" e defende que há "uma questão de interesse social".

  • Guterres condena onda de violência em Myanmar
    0:43

    Mundo

    António Guterres condenou a onda de violência e discriminação contra os rohingya em Myanmar, na abertura da assembleia-geral das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU pediu ainda às autoridades do país para acabarem com as operações militares e protegerem a comunidade ameaçada.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição na ilha Dominica
    1:52
  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22