sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Cinco povoações ameaçadas pelas chamas no concelho de Góis 

O incêndio que lavra há cerca de 24 horas na freguesia de Alvares, no concelho de Góis, ameaça cinco povoações, disse à agência Lusa, a presidente do município, Lurdes Castanheira.

Cortes de Alvares, Fonte dos Sapos, Esteriana, Mega Fundeira e Mega Cimeira são as povoações isoladas da freguesia de Alvares, na zona de fronteira dos municípios de Góis e de Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, e de Pedrógão Grande e de Castanheira de Pera (distrito de Leiria), ameaçadas pelo incêndio, disse a presidente da Câmara de Góis.


As chamas que deflagraram ao final da tarde de sábado já destruíram "pelo menos sete habitações", acrescentou a autarca, indicando que o levantamento das casas e outros bens, designadamente produtos agrícolas e animais, está ainda a ser feito.


"De ontem para hoje, a freguesia de Alvares transformou-se num mar de cinzas", afirmou a autarca, sublinhando que "continua a ser muito o medo e o pânico" entre as pessoas daquela região.


Embora compreenda que não possam existir muitos mais meios envolvidos no combate às chamas, Lurdes Castanheira lamenta que não sejam disponibilizados mais meios de luta contra o fogo, designadamente aéreos.


A inexistência de vento parece ajudar a acalmar o incêndio, mas a autarca continua a temer o avanço das chamas e a consequente destruição de floresta, que naquela área é "muito densa", de terrenos e produtos agrícolas e de animais e, sobretudo, de habitações.


"Felizmente há muita solidariedade" de muitas pessoas e instituições, mas "a solidariedade não chega, nem apaga fogos", sublinhou.
O facto de se tratar de um período do ano com alguns feriados fez com que muitos naturais daquela região visitassem as suas terras natais, que permitiram que auxiliassem os seus poucos habitantes, essencialmente idosos, no combate ao incêndio e na evacuação de habitações.


"Foi possível salvar muitos animais [domésticos] , mas agora não há nada para os alimentar", relatou Lurdes Castanheira, adiantando que estão a ser providenciados meios para ultrapassar a situação.


Ao final da tarde, o fogo em Góis estava a ser combatido por centenas de operacionais, apoiados por meios terrestres e aéreos.

Lusa

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após noite de chuva intensa e queda de granizo
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC