sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

O que aconteceu em Pedrógão Grande?

Miguel Vidal

A Polícia Judiciária afastou a possibilidade de mão criminosa no fogo que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria. O incêndio começou alegadamente quando uma árvore foi atingida por um raio, na sequência de trovoada seca que atingiu a região centro do país e provocou 61 mortos e 62 feridos em Pedrógão Grande.

As autoridades afastam a possibilidade de mão criminosa no incêndio que deflagrou ontem em Pedrógão Grande.

Pedro Miranda, especialista em meteorologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, esteve na SIC Notícias a analisar o fogo trágico que provocou a morte de 61 pessoas feriu 62.

O especialista defende que o calor e o vento são os principais fatores que originam um incêndio e que quando estes fatores ocorrem num momento de trovoada seca, a probabilidade de fogo é muito superior.

Pedro Miranda considera que o fenómeno da trovoada seca foi o principal fator que levou à dimensão trágica do fogo de sábado.

O diretor nacional da Polícia Judiciária, Almeida Rodrigues, também avançou que o fogo não terá tido origem criminosa e que tudo aponta para causas naturais, derivadas das condições meteorológicas e da chamada trovoada seca.

Almeida Rodrigues confirmou que a Polícia Judiciária já identificou a árvore atingida por um raio, durante a trovoada sem precipitação que se fez sentir no sábado à tarde.

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36