sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Rei de Espanha envia mensagem de pesar ao Presidente da República

O rei de Espanha, Felipe VI, enviou este domingo ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, uma mensagem de "profundo sentimento de pesar" pelas vítimas do incêndio no distrito de Leiria.

Na mensagem enviada a Marcelo Rebelo de Sousa, divulgada na página da Presidência da República na Internet, Felipe VI afirma ter recebido "com profunda tristeza" a notícia do "trágico incêndio" que deflagrou no sábado à tarde no concelho de Pedrógão Grande, e que causou 61 mortos, segundo a última estimativa.

"Desejo enviar, em meu nome, e no nome do Governo e do povo espanhol, o meu mais profundo sentimento de pesar. Nestes momentos difíceis, a rainha junta-se a mim para pedir-lhe, senhor Presidente, que faça chegar as nossas condolências e todo o nosso apoio e solidariedade aos familiares dos falecidos, com os nossos melhores desejos para uma pronta e completa recuperação dos feridos", acrescenta.

O rei de Espanha reitera a sua "mais alta consideração e estima pessoal" pelo Presidente da República, e dirige, "por seu intermédio, uma cordial saudação às pessoas amigas de Portugal", despedindo-se "afetuosamente".

Segundo uma nota colocada na página da Presidência da República na Internet, Felipe VI já tinha falado hoje por telefone com o chefe de Estado português, ao início do dia, para transmitir "os sentidos pêsames pela tragédia no incêndio de Pedrógão Grande".

O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal de Pedrógão Grande, distrito de Leiria, alastrou-se aos municípios vizinhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.

Segundo o último balanço, feito cerca das 16:00, o incêndio provocou 61 mortos.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a secretaria regional de solidariedade social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho.Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.