sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Bandeiras a meia haste em Bruxelas

Bandeiras a meia haste em Bruxelas

As bandeiras europeia e portuguesa foram hoje colocadas a meia haste, em Bruxelas. A iniciativa foi uma manifestação de solidariedade para com as vítimas do incêndio em Portugal.

À porta das principais instituições europeias - Comissão e Parlamento - as bandeiras mostravam assim o pesar, pelo que este fim de semana aconteceu em Pedrogão Grande.

  • Comissão Europeia disponível para novos pedidos de ajuda no combate aos fogos
    0:32

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Espanha enviou 100 bombeiros para ajudar no combate às chamas, um apoio pedido por Portugal no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Sete aeronaves de França, Espanha e Itália foram também enviadas para as áreas de Leiria, Vila Real e Coimbra. O porta-voz da Comissão Europeia, Carlos Martin Ruiz de Gordeleja, diz que Bruxelas continua disponível para novos pedidos das autoridades portuguesas.

  • Despesas com os incêndios poderão ser excluídas do esforço de consolidação orçamental
    0:22

    Economia

    A Comissão Europeia adianta que é possível que as despesas de emergência com catástrofes naturais sejam excluídas do esforço de consolidação orçamental. Contam para o défice nominal, mas não para o estrutural. Nos últimos anos, Itália fez uso desta possibilidade na sequência de tremores de terra. Os eurodeputados do Partido Comunista escreveram hoje à Comissão Europeia a pedir este tipo de medidas de excepção.

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.