PR angolano transmite "tristeza e consternação" a Portugal
19.06.2017 18h19
O Presidente de Angola expressou esta segunda-feira a sua "tristeza e consternação" pela tragédia ocorrida em Portugal, com a morte de mais de 60 pessoas, vítimas do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.
Na mensagem que José Eduardo dos Santos endereçou ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, hoje divulgada, o chefe de Estado angolano estendeu os seus sentimentos de pesar ao povo e às famílias enlutadas.
O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado, numa área florestal em Escalos Fundeiros, Pedrógão Grande, e alastrou aos municípios vizinhos de Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos, obrigando a evacuar povoações ou deixando-as isoladas.
O balanço mais recente deste incêndio dá conta de 62 mortos e 62 feridos, entre os quais dois em estado grave.
Lusa
Relacionados
-
UE poderá comparticipar até 95% da reconstrução no centro de Portugal
O vice-presidente da Comissão Europeia Jyrki Katainen afirmou esta segunda-feira que a União Europeia poderá comparticipar até 95% as despesas de reconstrução na sequência dos mortíferos incêndios que lavram no centro de Portugal.
-
Portugal "certamente" recorrerá ao Fundo de Solidariedade da UE
Portugal vai "certamente" recorrer também ao Fundo de Solidariedade da União Europeia, na sequência do devastador incêndio em Pedrógão Grande, afirmou esta segunda-feira no Luxemburgo o ministro dos Negócios Estrangeiros, que agradeceu a solidariedade dos parceiros europeus.
- 1:03
IPMA confirma descargas elétricas em Pedrógão Grande
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ainda está a analisar as condições meteorológicas que se abateram no sábado sobre a região de Pedrogão e admite que nenhuma previsão é infalível. Nuno Moreira lembra para já uma conjugação invulgar de calor, tempo seco e trovoadas e diz que nos próximos dias o instituto vai avaliar todas as informações referentes ao dia em que o incêndio deflagrou em Pedrógão Grande.
-
Linha solidária da SIC já chegou aos 500 mil euros
A operação "Um Abraço a Portugal", que a SIC lançou ontem, conseguiu angariar até às 19:50 de hoje 500 mil euros. A linha já está, entretanto, disponível em França, Suíça e Luxemburgo, de onde surgiram vários pedidos para entrega de donativos.
-
Um cidadão francês entre os mortos em Pedrógão Grande
Um cidadão francês está entre as vítimas mortais do incêndio florestal que deflagrou no sábado no Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e que provocou a morte a 62 pessoas, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês em comunicado.
- 0:41
Bandeiras a meia haste em Bruxelas
As bandeiras europeia e portuguesa foram hoje colocadas a meia haste, em Bruxelas. A iniciativa foi uma manifestação de solidariedade para com as vítimas do incêndio em Portugal.
Na Homepage
- 1:14
- 0:46
- 0:35
- 1:04