Governo tenta responsabilizar o SIRESP por falhas de comunicação
10.07.2017 07h48
O Governo estará a averiguar a possibilidade de responsabilizar os privados que gerem o SIRESP, pelas eventuais falhas do sistema de comunicações de emergência, durante o fogo de Pedrógão Grande, avança o jornal Público.
A mesma publicação revela que o Ministério da Administração Interna pediu a um escritório de advogados para avaliar o artigo 17.º do contrato, que iliba a empresa SIRESP de qualquer responsabilidade por falhas de comunicação em caso de catástrofes.
O Governo quer saber se a expressão "força maior" inclui ou não os efeitos dos incêndios.
O relatório do SIRESP indica que cinco estações estiveram em baixo e dá conta de falhas em chamadas, durante o incêndio que matou 64 pessoas em Pedrógão Grande.
Relacionados
-
SIRESP "não teve qualquer limitação fruto das cativações orçamentais"
O Ministério da Administração Interna (MAI) esclareceu hoje que, em 2016, o projeto SIRESP "não teve qualquer limitação fruto das cativações orçamentais" e que as despesas associadas a este contrato "foram integralmente pagas à operadora".
-
Governo diz que GNR não recebeu ordem para encerrar EN 236-1
A GNR não recebeu qualquer "decisão operacional" sobre a necessidade de encerramento da Estrada Nacional 236-1 durante o incêndio que deflagrou a 17 de junho em Pedrogão Grande, tendo encerrado esta via após a localização de vítimas mortais.
- 0:47
Passos Coelho diz que falhas do SIRESP são conhecidas desde 2014
Pedro Passos Coelho pediu explicações a Governo sobre o plano de reforço de comunicação do SIRESP, previsto pelo anterior Governo. O líder do PSD relembra que as falhas no sistema de comunicação são conhecidas desde 2014.
- 1:30
Quem fez ou quê no SIRESP?
O SIRESP continua a ser arma de arremesso entre o Governo e o PSD. Passos Coelho quer saber porque não foi continuado o plano de ação iniciado em 2015, após o relatório da consultora KPMG. A ministra da Administração Interna diz que quase nada estava a ser feito.
-
Primeiro-ministro mantém confiança na ministra da Administração Interna
Em resposta às perguntas colocadas pela presidente do CDS/PP sobre o incêndio que provocou a morte 64 pessoas e ferimentos em mais de 200, o Governo diz que as falhas no SIRESP foram pouco significativas e que o incêndio aparenta ter sido provocado por causas naturais.
-
Rede SIRESP registou problemas nas comunicações na zona de Pedrógão
A rede SIRESP registou "dificuldades de comunicações", sobretudo na zona de Pedrógão Grande, devido a uma falha na rede fibra ótica, mas nenhuma das 16 estações ficou fora de serviço, refere o Governo numa resposta enviada ao CDS/PP.
-
SIRESP funcionou oito anos com um contrato diferente
O SIRESP funcionou 8 anos com um contrato diferente daquele que foi assinado com o Estado. Uma das alterações, feitas durante o governo de José Sócrates, foi o valor pago ao consórcio.
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.