sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Agências de viagem e Turismo do Centro reúnem-se para definir ação

Rafael Marchante

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e o Turismo do Centro de Portugal vão estar na Sertã e em Figueiró dos Vinhos, na quarta-feira, para definirem ações nas regiões afetadas pelos fogos de junho.

Além da reunião de direção ordinária da APAVT, a zona Centro vai acolher um encontro daquela associação com o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e os presidentes das câmaras municipais de Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pêra, na tentativa de minimizar o impacto negativo dos incêndios florestais.

"O Turismo do Centro de Portugal é o Destino Preferido da APAVT 2017 e a equipa do Turismo do Centro, incluindo quem a lidera como presidente, Pedro Machado, são nossos parceiros e nossos amigos. Face às dificuldades pelas quais o destino está a passar, nada mais natural do que irmos até Figueiró dos Vinhos conhecer melhor as características das dificuldades, dialogar sobre necessidades prementes e desenhar planos de ação conjunta que permitam à região recuperar o mais rapidamente possível", declarou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, em comunicado.

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo naquela zona do país, abrangendo 100 municípios.

A APAVT já contactou a ECTAA - Confederação Europeia das Associação de Agências de Viagens e Operadores Turísticos (organização representativa de mais de 80 mil empresas deste setor) - sobre a situação.

Os incêndios de junho iniciados em Pedrógão Grande provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos e consumiram mais de 53 mil hectares.

Os fogos da região Centro afetaram aproximadamente 500 habitações, quase 50 empresas e os empregos de 372 pessoas.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Lusa

  • A grande ovação (e assobiadela) a Marcelo em Angola
    0:52
  • Jogo entre FC Porto e Mónaco, reencontro de jogadores e técnicos
    1:18
  • Explosão do vulcão Agung é certa, mas é impossível saber quando
    1:24