sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Costa responsabiliza a PT pelas falhas de comunicações em Pedrógão Grande

Armando Franca

António Costa culpa a Portugal Telecom pelas falhas de comunicações de emergência na tragédia de Pedrógão. O primeiro-ministro diz que grande parte da rede assenta em cabos aéreos da PT, que ardem facilmente em caso de incêndio.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso. António Costa diz que é preciso enterrar essas ligações nas calhas já existentes junto às estradas nacionais.

De acordo com o Expresso, os custos são o principal obstáculo para a PT, mas o Governo prepara-se para anunciar uma descida dos preços cobrados pela Infraestruturas de Portugal. O primeiro-ministro rejeita nacionalizar ou rasgar o contrato com o SIRESP e diz que se as falhas da PT se mantiverem, o sistema terá de procurar outra operadora.

  • Costa recusa nacionalizar o SIRESP
    1:48

    País

    O primeiro-ministro responsabiliza a PT pelo colapso das comunicações durante os incêndios de Pedrógão Grande. António Costa, em entrevista ao Expresso, diz que está fora de causa nacionalizar o sistema, mas quer que os cabos aéreos sejam enterrados nas estradas nacionais. Costa recusa nacionalizar o SIRESP, assim como acabar com o contrato. O primeiro-ministro já falou com dono da Altice.

  • Ministra admite que houve descoordenação em Pedrógão Grande
    2:22

    Tragédia em Pedrógão Grande

    A ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que houve descoordenação e falhas graves de comunicação, durante as primeiras horas do incêndio em Pedrógão Grande, mas diz que não pode apontar culpas concretas por não terem encerrado a EN 236-1. Constança Urbano de Sousa entende que, com base nos relatórios, não pode ser imputada qualquer culpa, a qualquer entidade, pelo facto da via não ter sido encerrada, atempadamente. 

  • SIRESP vai sofrer sanções
    0:59

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Constança Urbano de Sousa admitiu que existiram constrangimentos e falhas na rede de comunicações do SIRESP, bem como descoordenação entre várias autoridades envolvidas no terreno, durante os incêndios em Pedrógão Grande. Numa conferência de imprensa esta quarta-feira, a ministra da Administração Interna ordenou a aplicação de sanções à rede de comunicações de emergência do Estado.

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.