sicnot

Perfil

TSU/PEC

Concertação social assina acordo para aumento do salário mínimo e descida da TSU

O acordo de concertação social que prevê o aumento do salário mínimo e a baixa da TSU para os patrões foi assinado esta terça-feira pelos parceiros sociais.

O Governo prescindiu da cerimónia pública, mas a SIC sabe que o documento foi assinado por circulação. Ou seja, o documento correu pelos vários parceiros que deram o "ok" à baixa da Taxa Social Única em troca do aumento do Salário Mínimo Nacional.

Os parceiros fazem saber que, de qualquer forma, consideram que o acordo estava assinado tacitamente desde o dia em que foi alcançado com o Governo.

Fonte do PSD disse à SIC que esta assinatura acelerada corresponde a uma tentativa de última hora do Governo de dar o facto como consumado e obrigar os sociais-democratas a reconsiderar.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.