sicnot

Perfil

TSU/PEC

Concertação social assina acordo para aumento do salário mínimo e descida da TSU

O acordo de concertação social que prevê o aumento do salário mínimo e a baixa da TSU para os patrões foi assinado esta terça-feira pelos parceiros sociais.

O Governo prescindiu da cerimónia pública, mas a SIC sabe que o documento foi assinado por circulação. Ou seja, o documento correu pelos vários parceiros que deram o "ok" à baixa da Taxa Social Única em troca do aumento do Salário Mínimo Nacional.

Os parceiros fazem saber que, de qualquer forma, consideram que o acordo estava assinado tacitamente desde o dia em que foi alcançado com o Governo.

Fonte do PSD disse à SIC que esta assinatura acelerada corresponde a uma tentativa de última hora do Governo de dar o facto como consumado e obrigar os sociais-democratas a reconsiderar.

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.