sicnot

Perfil

TSU/PEC

Relações da esquerda continuam boas, garante Costa

MIGUEL A. LOPES/LUSA

António Costa classifica como "bom" o estado das relações políticas entre o Governo e os partidos que o suportam no Parlamento, apesar das divergências sobre a descida da Taxa Social Única. A garantia foi deixada a reunião da Comissão Política Nacional do PS, ontem à noite.

De acordo com fontes socialistas citadas pela Lusa, esta opinião foi transmitida por António Costa, após uma pergunta formulada pelo dirigente da UGT José Abraão, que considerou "estranha" a contestação "dura" que está a ser feita pelo PCP, Verdes e Bloco de Esquerda ao acordo de concertação social celebrado pelo Governo.

Em causa está a medida que concede aos empregadores uma descida da TSU em 1,25% como compensação a um aumento do salário mínimo para os 557 euros.

José Abraão quis saber qual o real estado atual das relações entre Governo, PCP, Bloco de Esquerda e PEV, mas, segundo as mesmas fontes, António Costa afastou totalmente qualquer cenário de crise e definiu como globalmente bom o relacionamento com essas forças políticas.

Ana Catarina Mendes desdramatiza

Perante os jornalistas, no final da reunião da Comissão Política Nacional do PS, na mesma linha de António Costa, a secretária-geral adjunta dos socialistas, Ana Catarina Mendes, também procurou desdramatizar a posição assumida pelo Bloco de Esquerda, PCP e PEV em relação à descida da TSU.

"O Bloco de Esquerda, o PCP e o PEV sempre disseram que estavam contra a descida da TSU. Os partidos que apoiam o Governo do PS sempre disseram quais eram as suas convergências e as suas divergências", alegou a número dois da direção dos socialistas. Por isso, acrescentou Ana Catarina Mendes, na questão da TSU, "sempre foi conhecida essa divergência".

"Não façamos disto um caso. Quem mudou de posição não foi o PS, não foi o PCP ou o Bloco de Esquerda. Quem mudou de posição foi Pedro Passos Coelho e o PSD", acusou Ana Catarina Mendes.

Com Lusa

  • Acidente durante funeral em Miranda do Corvo causa 12 feridos
    2:39

    País

    Um acidente na zona de Miranda do Corvo fez esta terça-feira 12 feridos, um em estado grave. Foi durante um funeral, quando falharam os travões a um dos carros que seguia no cortejo, como explicou, em direto do local, o repórter Miguel Ângelo Marques.

  • Instalações militares vão ter reforço de segurança
    0:52

    Assalto em Tancos

    Depois do caso do roubo de material em Tancos, várias instalações militares vão sofrer um reforço de segurança do material que armazenam. As conclusões sobre o furto dos paióis de Tancos serviram de base às medidas anunciadas esta terça-feira pelo Ministério da Defesa. 

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Os elevadores do futuro
    7:13
  • Demências afetam 50 milhões de pessoas
    2:23

    Mundo

    Cinquenta milhões de pessoas em todo o mundo e mais de 150 mil em Portugal sofrem de demências como o Alzheimer ou o Parkinson. Oitenta especialistas de 21 países reúnem-se esta semana na Fundação Champalimau, em Lisboa, para falar deste tipo de epidemia silenciosa.

  • Furacão Maria deixa 25 mil pessoas sem eletricidade em Guadalupe
    2:24
  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC