sicnot

Perfil

TSU/PEC

Governo estuda eventual mexida no PEC

O Governo avançou com uma proposta de alterações no Pagamento Especial por Conta aos parceiros sociais. A medida esteve a ser discutida na reunião desta quarta-feira à noite em São Bento, Lisboa.

O primeiro-ministro chamou as confederações patronais, a UGT e CGTP para uma reunião, logo após o chumbo no Parlamento da descida da Taxa Social Única.

O secretário geral da CGTP deixou o encontro pouco depois de ter começado.

Arménio Carlos adiantou que a proposta do Governo não visa compensar o aumento do salário mínimo. Segundo a CGTP, não se trata de uma substituição da descida da TSU, porque o primeiro-ministro terá garantido que não está previsto um novo acordo de concertação social.

A CGTP diz ainda que a proposta do Governo serve para dar resposta às necessidades das pequenas e médias empresas.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02