sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Ucrânia aprova aumento das Forças Armadas para 250 mil tropas

O parlamento da Ucrânia aprovou hoje a ampliação das Forças Armadas para 250 mil homens, um aumento correspondente a 30 por cento, a semanas de se assinalar um ano de conflito armado no leste do país.

(Reuters/Arquivo)

A proposta de lei foi aprovada por 270 dos 423 deputados da Rada Suprema.

Em meados de janeiro, durante a ofensiva lançada pelos separatistas pró-russos contra o aeroporto de Donetsk (leste), as autoridades ucranianas anunciaram a mobilização de 50 mil homens.

A maioria dos novos militares será enviada para zonas vizinhas de Donetsk e Lugansk, onde os separatistas controlam menos de metade do território, para render as tropas que combatem os milicianos desde maio.

O conflito armado, iniciado em abril de 2014, já fez mais de mil mortos entre as forças governamentais.

Desde então, o governo de Kiev reinstaurou o serviço militar obrigatório e a mobilização parcial dos reservistas.



Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.