sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Malásia quer tribunal especial para julgar queda do voo MH17

A Malásia entregou à ONU um projeto de resolução, pedindo a criação de um tribunal especial para julgar os responsáveis pela queda do voo MH17, o Boeing malaio abatido no leste da Ucrânia, em julho de 2014.

O voo MH17 fazia a ligação entre a capital holandesa e Kuala Lumpur, mas despenhou-se a 17 de julho do ano passado, na região de Donetsk. A bordo, seguiam 298 pessoas e nenhuma sobreviveu. (Arquivo)

O voo MH17 fazia a ligação entre a capital holandesa e Kuala Lumpur, mas despenhou-se a 17 de julho do ano passado, na região de Donetsk. A bordo, seguiam 298 pessoas e nenhuma sobreviveu. (Arquivo)

© Maxim Shemetov / Reuters

O projeto de resolução, a que a AFP teve acesso, pede a criação do tribunal ao abrigo do capítulo 7 da Carta da ONU, para obrigar os países membros a colaborar com o tribunal, sob pena de sofrerem sanções.

O Boeing 777 da Malaysia Airlines foi abatido a 17 de julho de 2014 no leste da Ucrânia, durante o combate entre os separatistas pró-russos e as forças governamentais ucranianas. A maioria dos 298passageiros era holandesa.

A Ucrânia e os Estados Unidos afirmam que o aparelho foi abatido por um míssil dos separatistas, fornecido por Moscovo. A Rússia, por seu lado, acusou o exército ucraniano.

O tribunal será "a garantia efetiva de um processo independente e imparcial para que os responsáveis prestem contas", precisou a Malásia, para quem a queda do avião constitui "uma ameaça à paz e à segurança no mundo".

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse na sexta-feira que um tribunal especial da ONU seria "a melhor opção" para julgar os responsáveis.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..