sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Líderes francês, alemão, russo e ucraniano debatem situação na Ucrânia

Os líderes francês, alemão, russo e ucraniano falaram hoje ao telefone sobre a situação na Ucrânia, saudando o "cessar-fogo globalmente respeitado desde 01 de setembro", informou a Presidência francesa.

Reuters

François Hollande, Angela Merkel, Vladimir Putin e Petro Poroshenko também concordaram sobre a "necessidade de fazer tudo para que a situação perdure e para que a Missão Especial de Observação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) tenha acesso permanente, seguro e sem entraves às áreas afetadas", referiu, em comunicado, a Presidência francesa.

A Presidência francesa confirmou também a realização no início de outubro de uma cimeira sobre a Ucrânia, inaugurada pelos quatro líderes, à margem das comemorações do 70º aniversário do desembarque dos Aliados.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos quatro países vão reunir-se em Berlim a 12 de setembro para "preparar propostas concretas", confirmou o Eliseu.

Em relação à segurança, os quatro líderes sublinharam que devem ser recolhidas as armas de calibre inferior a 100 milímetros e implementada a retirada de armas pesadas.

Enquanto politicamente, segundo a Presidência francesa, vai ser "concertada uma data para organizar eleições locais em algumas regiões dos setores de Donetsk e Lugansk".

O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, salientaram também a "necessidade de haver progressos na questão da troca de prisioneiros e garantir livre acesso do Comité Internacional da Cruz Vermelha".

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.