sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Líderes francês, alemão, russo e ucraniano debatem situação na Ucrânia

Os líderes francês, alemão, russo e ucraniano falaram hoje ao telefone sobre a situação na Ucrânia, saudando o "cessar-fogo globalmente respeitado desde 01 de setembro", informou a Presidência francesa.

Reuters

François Hollande, Angela Merkel, Vladimir Putin e Petro Poroshenko também concordaram sobre a "necessidade de fazer tudo para que a situação perdure e para que a Missão Especial de Observação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) tenha acesso permanente, seguro e sem entraves às áreas afetadas", referiu, em comunicado, a Presidência francesa.

A Presidência francesa confirmou também a realização no início de outubro de uma cimeira sobre a Ucrânia, inaugurada pelos quatro líderes, à margem das comemorações do 70º aniversário do desembarque dos Aliados.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos quatro países vão reunir-se em Berlim a 12 de setembro para "preparar propostas concretas", confirmou o Eliseu.

Em relação à segurança, os quatro líderes sublinharam que devem ser recolhidas as armas de calibre inferior a 100 milímetros e implementada a retirada de armas pesadas.

Enquanto politicamente, segundo a Presidência francesa, vai ser "concertada uma data para organizar eleições locais em algumas regiões dos setores de Donetsk e Lugansk".

O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, salientaram também a "necessidade de haver progressos na questão da troca de prisioneiros e garantir livre acesso do Comité Internacional da Cruz Vermelha".

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC