sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Líderes francês, alemão, russo e ucraniano debatem situação na Ucrânia

Os líderes francês, alemão, russo e ucraniano falaram hoje ao telefone sobre a situação na Ucrânia, saudando o "cessar-fogo globalmente respeitado desde 01 de setembro", informou a Presidência francesa.

Reuters

François Hollande, Angela Merkel, Vladimir Putin e Petro Poroshenko também concordaram sobre a "necessidade de fazer tudo para que a situação perdure e para que a Missão Especial de Observação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) tenha acesso permanente, seguro e sem entraves às áreas afetadas", referiu, em comunicado, a Presidência francesa.

A Presidência francesa confirmou também a realização no início de outubro de uma cimeira sobre a Ucrânia, inaugurada pelos quatro líderes, à margem das comemorações do 70º aniversário do desembarque dos Aliados.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos quatro países vão reunir-se em Berlim a 12 de setembro para "preparar propostas concretas", confirmou o Eliseu.

Em relação à segurança, os quatro líderes sublinharam que devem ser recolhidas as armas de calibre inferior a 100 milímetros e implementada a retirada de armas pesadas.

Enquanto politicamente, segundo a Presidência francesa, vai ser "concertada uma data para organizar eleições locais em algumas regiões dos setores de Donetsk e Lugansk".

O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, salientaram também a "necessidade de haver progressos na questão da troca de prisioneiros e garantir livre acesso do Comité Internacional da Cruz Vermelha".

Lusa

  • Centro comercial em Manchester evacuado

    Mundo

    Um centro comercial foi evacuado esta manhã, no centro de Manchester. Testemunhas dizem ter ouvido um "grande estrondo". O incidente acontece horas depois do ataque na Manchester Arena, no final da atuação da cantora Ariana Grande, no qual morreram pelo menos 22 pessoas. O espaço comercial em Manchester foi entretanto reaberto. A polícia começou a retirar o cordão de segurança, pouco tempo depois de ser dado o alerta. Uma pessoa foi detida.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.