sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

União Europeia prolonga sanções à Rússia por mais seis meses

O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje o prolongamento das sanções à Rússia por mais seis meses, até 31 de julho, de 2016, devido à implicação do país no conflito da Ucrânia.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Pavel Rebrov / Reuters

As sanções agora prolongadas pela UE foram adotadas pela primeira vez em julho de 2014, por um ano, em resposta às ações de Moscovo no Leste da Ucrânia.

Com esta decisão, os 28 Estados-membros admitem que os acordos de Misk, de cessar-fogo, entre Kiev e os separatistas pró-russos não estarão totalmente aplicados até final do ano.

"Como os acordos de Minsk não estarão completamente aplicados até 31 de dezembro de 2015, a duração das sanções foi prolongada enquanto o Conselho prossegue a avaliação do progresso" no terreno, segundo um comunicado.

Os acordos de Minsk incluem um cessar-fogo, a retirada de armamento pesado e a devolução da gestão da fronteira Leste às autoridades ucranianas.

As sanções adotadas em julho foram reforçadas em setembro e têm como objeto o comércio com os setores financeiro, energético e da defesa russos.

Lusa

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.