sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil trava novo combate contra mosquito transmissor de dengue

Face ao aumento de casos de microcefalia, o Brasil está a travar um novo combate contra o mosquito 'Aedes aegypti', que transmite dengue, chikungunya e o zika vírus, este último o principal suspeito de causar o surto.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Paulo Whitaker / Reuters

O Governo brasileiro anunciou que vai ampliar os esforços para combater o mosquito, incluindo o deslocamento de militares do Exército para combater focos de reprodução e o estudo do uso de novas tecnologias, como a distribuição de redes mosquiteiras impregnadas com inseticidas, a libertação de mosquitos transgênicos cujas larvas não se tornam novos insetos e a esterilização das fêmeas do 'Aedes aegypti' com uma bactéria.

No último fim de semana, a Presidente Dilma Rousseff anunciou um Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, que envolve também Estados e municípios.

Além das ações de combate ao 'Aedes aegypti', as medidas incluem o atendimento a grávidas, o controle centralizado dos casos do diagnóstico e o desenvolvimento tecnológico, de educação e pesquisa.

Até ao passado dia 28 de novembro, o país registou 1.248 casos suspeitos de microcefalia, em 311 cidades de 13 Estados e do Distrito Federal, segundo o Ministério da Saúde.

Até 2014, o Brasil tinha uma média anual de 100 a 120 casos de recém-nascidos com esse diagnóstico.

Os Estados de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba, no nordeste do país, e Espírito Santo, no sudeste, decretaram o estado de emergência em saúde, assim como o Governo Federal.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o plano de combate ao mosquito transmissor de dengue divulgado pelas autoridades locais envolve o trabalho de agentes de segurança para a busca e destruição de possíveis criadouros do inseto, que prolifera em locais com águas paradas.

A ligação entre o zika vírus e a microcefalia foi feita pela primeira vez em 17 de novembro, quando o vírus foi encontrado no líquido amniótico de duas grávidas na Paraíba, cujos filhos foram diagnosticados após exames médicos.

Com base nesse resultado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um alerta sobre a relação entre a microcefalia e o zika vírus, que já foi registado em nove países do continente americano, e pediu que o combate ao mosquito 'Aedes aegypti', que transmite o vírus, seja reforçado.

Segundo a OMS, o vírus, que até pouco tempo atrás era considerado um dengue mais brando, pode estar ligado também à síndrome de Guillain-Barré, que ataca o sistema nervoso.

Cientistas do Ministério da Saúde trabalham ao lado de investigadores da Organização Pan-Americana de Saúde e dos Estados Unidos no Estado de Pernambuco, onde foram registados mais casos de microcefalia.

No passado dia 04 de dezembro, o Governo brasileiro diminuiu em um centímetro o critério que classifica um caso suspeito de microcefalia em bebês de nove meses, passando de 33 centímetros para 32 centímetros ou menos, de circunferência de crânio.

Lusa

  • Fogo na baixa do Porto provoca quatro feridos, dois em estado grave
    1:38

    New Articles

    Um incêndio em três habitações na baixa do Porto, que deflagrou esta noite, provocou quatro feridos, dois em estado grave. O fogo que foi extinto pelos Bombeiros Sapadores do Porto causou cinco desalojados, dos quais quatro foram acolhidos por familiares e um realojado pela junta de freguesia. Desconhece-se a origem das chamas que destruíram três casas.

  • O primeiro dia de Donald Trump na Casa Branca
    3:05
  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.