sicnot

Perfil

Vírus Zika

OMS vai convocar comissão de emergência sobre vírus Zika

OMS vai convocar comissão de emergência sobre vírus Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional, anunciou hoje a diretora-geral da instituição, Margaret Chan.

A OMS dedicou uma sessão do conselho executivo, que está a decorrer esta semana em Genebra, ao surto do vírus Zika, que afeta mais de vinte países na América Latina.

A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

A Colômbia é o segundo país mais atingido, tendo sido confirmados 13.808 casos, incluindo em 890 grávidas, e 2.611 casos suspeitos.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que "os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares".

  • Vírus Zika domina cimeira de líderes da América Latina
    1:58

    Mundo

    O alarme devido à propagação do vírus Zika domina as atenções na América do Sul e Central e acabou por entrar na agenda dos líderes destes países, reunidos no Equador. A cimeira, que arrancou esta quarta-feira, tem como pontos fortes a economia e o combate à pobreza. Contudo, também se discutem as metas do clima e o conflito na Colômbia.

  • Detetados casos de Vírus Zika em vários países europeus
    2:26

    Mundo

    Portugal registou cinco casos de vírus Zika, um vírus transmitido pela picada de mosquitos infetados e associado a malformações em fetos. O vírus já foi assinalado em Portugal, Reino Unido, Itália, Holanda, Dinamarca e Suiça, entre pessoas que estiveram na américa latina. A Organização Mundial de Saúde avisa que o vírus vai continuar a espalhar-se pelo continente americano.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.