sicnot

Perfil

Vírus Zika

OMS vai convocar comissão de emergência sobre vírus Zika

OMS vai convocar comissão de emergência sobre vírus Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai determinar na próxima semana se o surto do vírus Zika constitui uma emergência sanitária de alcance internacional, anunciou hoje a diretora-geral da instituição, Margaret Chan.

A OMS dedicou uma sessão do conselho executivo, que está a decorrer esta semana em Genebra, ao surto do vírus Zika, que afeta mais de vinte países na América Latina.

A situação mais grave é a do Brasil, onde o ministério da Saúde estima a ocorrência de entre 497.593 e 1.482.701 casos em 2015, incluindo 3.893 casos de microcefalia.

A Colômbia é o segundo país mais atingido, tendo sido confirmados 13.808 casos, incluindo em 890 grávidas, e 2.611 casos suspeitos.

O vírus Zika é transmitido aos seres humanos por picada de mosquitos infetados e está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos. Não se transmite de pessoa para pessoa.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que "os sintomas e sinais clínicos da doença são, em regra, ligeiros: febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares".

  • Vírus Zika domina cimeira de líderes da América Latina
    1:58

    Mundo

    O alarme devido à propagação do vírus Zika domina as atenções na América do Sul e Central e acabou por entrar na agenda dos líderes destes países, reunidos no Equador. A cimeira, que arrancou esta quarta-feira, tem como pontos fortes a economia e o combate à pobreza. Contudo, também se discutem as metas do clima e o conflito na Colômbia.

  • Detetados casos de Vírus Zika em vários países europeus
    2:26

    Mundo

    Portugal registou cinco casos de vírus Zika, um vírus transmitido pela picada de mosquitos infetados e associado a malformações em fetos. O vírus já foi assinalado em Portugal, Reino Unido, Itália, Holanda, Dinamarca e Suiça, entre pessoas que estiveram na américa latina. A Organização Mundial de Saúde avisa que o vírus vai continuar a espalhar-se pelo continente americano.

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27