sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Testes que detetam Zika, chikungunya e dengue à venda no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil autorizou a venda de testes para diagnóstico do vírus Zika, chikungunya e dengue. A informação foi publicada no Diário Oficial da União hoje.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Os exames utilizam uma metodologia capaz de fazer a deteção de anticorpos relacionados com os três vírus de forma combinada.

Um dos produtos é capaz de determinar a presença do Zika depois da fase aguda da infeção, usando uma metodologia de reação em cadeia da polimerase.

Antes da decisão da Anvisa, o país só tinha disponível em laboratórios um tipo de diagnóstico para o Zika, feito pelo método conhecido como PCR, eficaz quando a pessoa apresenta sintomas da doença.

Com a autorização, laboratórios poderão aumentar a capacidade de diagnóstico das pessoas infetadas pelas três doenças.

A agência brasileira também informou que já analisou outros dois produtos para determinar a presença da chikungunya e da dengue pela metodologia de reação em cadeia da polimerase.

Lusa

  • Guia (não alarmista) sobre o vírus Zika

    Vírus Zika

    O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o vírus Zika, já presente em 25 países da América Latina, África e Ásia, como uma emergência de saúde pública de importância internacional. Alertou que a epidemia poderá afetar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano. O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infetados.

  • EUA confirma primeiro caso de transmissão por via sexual do Zika
    2:57

    Vírus Zika

    Os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de transmissão por via sexual do vírus Zika. As autoridades de saúde do Texas revelaram que uma pessoa foi infetada depois de ter tido relações com um doente, que regressou de uma viagem à Venezuela.Entretanto no Brasil o governo confirmou 404 casos de bebés com microcefalia nascidos entre outubro e janeiro. Em 17 pacientes, as autoridades foram capazes de estabelecer uma relação direta com a infeção pelo vírus Zika.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.