sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Testes que detetam Zika, chikungunya e dengue à venda no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil autorizou a venda de testes para diagnóstico do vírus Zika, chikungunya e dengue. A informação foi publicada no Diário Oficial da União hoje.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Os exames utilizam uma metodologia capaz de fazer a deteção de anticorpos relacionados com os três vírus de forma combinada.

Um dos produtos é capaz de determinar a presença do Zika depois da fase aguda da infeção, usando uma metodologia de reação em cadeia da polimerase.

Antes da decisão da Anvisa, o país só tinha disponível em laboratórios um tipo de diagnóstico para o Zika, feito pelo método conhecido como PCR, eficaz quando a pessoa apresenta sintomas da doença.

Com a autorização, laboratórios poderão aumentar a capacidade de diagnóstico das pessoas infetadas pelas três doenças.

A agência brasileira também informou que já analisou outros dois produtos para determinar a presença da chikungunya e da dengue pela metodologia de reação em cadeia da polimerase.

Lusa

  • Guia (não alarmista) sobre o vírus Zika

    Vírus Zika

    O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o vírus Zika, já presente em 25 países da América Latina, África e Ásia, como uma emergência de saúde pública de importância internacional. Alertou que a epidemia poderá afetar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano. O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infetados.

  • EUA confirma primeiro caso de transmissão por via sexual do Zika
    2:57

    Vírus Zika

    Os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de transmissão por via sexual do vírus Zika. As autoridades de saúde do Texas revelaram que uma pessoa foi infetada depois de ter tido relações com um doente, que regressou de uma viagem à Venezuela.Entretanto no Brasil o governo confirmou 404 casos de bebés com microcefalia nascidos entre outubro e janeiro. Em 17 pacientes, as autoridades foram capazes de estabelecer uma relação direta com a infeção pelo vírus Zika.

  • Tiroteio no Mississipi provoca oito mortos
    1:23

    Mundo

    Oito pessoas morreram, incluindo um polícia, depois de um tiroteio no estado norte-americano do Mississipi, nos Estados Unidos da América. O suspeito, um homem de 36 anos, já foi detido, mas as autoridades dizem que ainda é cedo para saber os motivos.

  • Milhares de brasileiros protestam na Praia de Copacabana contra Temer
    3:04
  • "Precisamos de uma melhor zona Euro"
    0:30