sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Testes que detetam Zika, chikungunya e dengue à venda no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil autorizou a venda de testes para diagnóstico do vírus Zika, chikungunya e dengue. A informação foi publicada no Diário Oficial da União hoje.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Os exames utilizam uma metodologia capaz de fazer a deteção de anticorpos relacionados com os três vírus de forma combinada.

Um dos produtos é capaz de determinar a presença do Zika depois da fase aguda da infeção, usando uma metodologia de reação em cadeia da polimerase.

Antes da decisão da Anvisa, o país só tinha disponível em laboratórios um tipo de diagnóstico para o Zika, feito pelo método conhecido como PCR, eficaz quando a pessoa apresenta sintomas da doença.

Com a autorização, laboratórios poderão aumentar a capacidade de diagnóstico das pessoas infetadas pelas três doenças.

A agência brasileira também informou que já analisou outros dois produtos para determinar a presença da chikungunya e da dengue pela metodologia de reação em cadeia da polimerase.

Lusa

  • Guia (não alarmista) sobre o vírus Zika

    Vírus Zika

    O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o vírus Zika, já presente em 25 países da América Latina, África e Ásia, como uma emergência de saúde pública de importância internacional. Alertou que a epidemia poderá afetar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano. O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infetados.

  • EUA confirma primeiro caso de transmissão por via sexual do Zika
    2:57

    Vírus Zika

    Os Estados Unidos confirmaram o primeiro caso de transmissão por via sexual do vírus Zika. As autoridades de saúde do Texas revelaram que uma pessoa foi infetada depois de ter tido relações com um doente, que regressou de uma viagem à Venezuela.Entretanto no Brasil o governo confirmou 404 casos de bebés com microcefalia nascidos entre outubro e janeiro. Em 17 pacientes, as autoridades foram capazes de estabelecer uma relação direta com a infeção pelo vírus Zika.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.