sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Laboratório indiano já está a testar as primeiras vacinas contra Zika

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou que tem duas vacinas que podem ser usadas para combater o vírus Zika, segundo informações publicadas hoje pelo jornal The Times of India.

DR. ERIK LATTWEIN/EUROIMMUN AG/HANDOUT

"Há duas vacinas candidatas em desenvolvimento: uma é recombinante e outra já está em fase de testes pré-clínicos em animais. Somos a primeira empresa do mundo a patentear vacinas contra o Zika", disse o diretor da empresa, Krishna Ella, citado pelo jornal indiano.

O executivo também informou que um grupo de cientistas trabalha no desenvolvimento das vacinas, mas recusou revelar os investimentos feitos no projeto.

Esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia do vírus Zika é um "acontecimento extraordinário" e uma "ameaça à saúde pública".

A organização também citou a falta de vacinas, testes diagnósticos rápidos e confiáveis como uma grande preocupação.

A OMS indicou que 32 países e territórios têm casos de Zika. Desses, 26 estão nas Américas, além de Cabo Verde, Maldivas, Fiji, Samoa, Ilhas Salomão e Vanuatu.

No Brasil, um dos países mais atingidos pelo vírus, as autoridades de saúde investigam a suspeita de que a infeção durante a gestação possa ser o responsável pelo aumento dos casos de microcefalia.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil confirmaram que 404 bebés nasceram com microcefalia. Destes, 17 recém-nascidos possuíam anticorpos do vírus Zika no corpo.

Há mais 3.670 bebés, com má formação, sob investigação médica.

Lusa

  • Manuel Delgado demitiu-se devido a "grave violação da privacidade"

    País

    O ex-secretário de Estado da Saúde diz que apresentou a demissão para "não perturbar nem criar qualquer tipo de embaraço ao normal funcionamento do Governo". Num comunicado, Manuel Delgado esclarece que foi remunerado pelo trabalho de consultor na Raríssimas "muito antes" da entrada no Governo e acrescenta que respeitou na íntegra todo o quadro legal e ético.

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28