sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Laboratório indiano já está a testar as primeiras vacinas contra Zika

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou que tem duas vacinas que podem ser usadas para combater o vírus Zika, segundo informações publicadas hoje pelo jornal The Times of India.

DR. ERIK LATTWEIN/EUROIMMUN AG/HANDOUT

"Há duas vacinas candidatas em desenvolvimento: uma é recombinante e outra já está em fase de testes pré-clínicos em animais. Somos a primeira empresa do mundo a patentear vacinas contra o Zika", disse o diretor da empresa, Krishna Ella, citado pelo jornal indiano.

O executivo também informou que um grupo de cientistas trabalha no desenvolvimento das vacinas, mas recusou revelar os investimentos feitos no projeto.

Esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia do vírus Zika é um "acontecimento extraordinário" e uma "ameaça à saúde pública".

A organização também citou a falta de vacinas, testes diagnósticos rápidos e confiáveis como uma grande preocupação.

A OMS indicou que 32 países e territórios têm casos de Zika. Desses, 26 estão nas Américas, além de Cabo Verde, Maldivas, Fiji, Samoa, Ilhas Salomão e Vanuatu.

No Brasil, um dos países mais atingidos pelo vírus, as autoridades de saúde investigam a suspeita de que a infeção durante a gestação possa ser o responsável pelo aumento dos casos de microcefalia.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil confirmaram que 404 bebés nasceram com microcefalia. Destes, 17 recém-nascidos possuíam anticorpos do vírus Zika no corpo.

Há mais 3.670 bebés, com má formação, sob investigação médica.

Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.