sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Laboratório indiano já está a testar as primeiras vacinas contra Zika

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou que tem duas vacinas que podem ser usadas para combater o vírus Zika, segundo informações publicadas hoje pelo jornal The Times of India.

DR. ERIK LATTWEIN/EUROIMMUN AG/HANDOUT

"Há duas vacinas candidatas em desenvolvimento: uma é recombinante e outra já está em fase de testes pré-clínicos em animais. Somos a primeira empresa do mundo a patentear vacinas contra o Zika", disse o diretor da empresa, Krishna Ella, citado pelo jornal indiano.

O executivo também informou que um grupo de cientistas trabalha no desenvolvimento das vacinas, mas recusou revelar os investimentos feitos no projeto.

Esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a epidemia do vírus Zika é um "acontecimento extraordinário" e uma "ameaça à saúde pública".

A organização também citou a falta de vacinas, testes diagnósticos rápidos e confiáveis como uma grande preocupação.

A OMS indicou que 32 países e territórios têm casos de Zika. Desses, 26 estão nas Américas, além de Cabo Verde, Maldivas, Fiji, Samoa, Ilhas Salomão e Vanuatu.

No Brasil, um dos países mais atingidos pelo vírus, as autoridades de saúde investigam a suspeita de que a infeção durante a gestação possa ser o responsável pelo aumento dos casos de microcefalia.

Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde do Brasil confirmaram que 404 bebés nasceram com microcefalia. Destes, 17 recém-nascidos possuíam anticorpos do vírus Zika no corpo.

Há mais 3.670 bebés, com má formação, sob investigação médica.

Lusa

  • Deputados pedem medidas urgentes para travar exploração de urânio junto à fronteira
    3:06

    País

    Um projeto de exploração de urânio no município de Retortilho em Salamanca, a cerca de 40 quilómetros da fronteira portuguesa, está a causar preocupação nos dois países. Portugueses e espanhóis temem o risco de contaminação por via aérea e fluvial. Deputados portugueses visitaram o local, onde pediram medidas firmas e urgentes ao Governo para travar o projeto. As autoridades de Espanha não acionaram o mecanismo de avaliação ambiental partilhada.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • "Os Estados Unidos são uma sociedade de pistoleiros"
    3:47
  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser derrotada

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC