sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika detetado na saliva e na urina

Investigadores brasileiros encontraram o vírus Zika ativo em amostras de saliva e urina de dois doentes, revelou hoje um instituto de investigação científica no Rio de Janeiro.

© Carlos Jasso / Reuters

"A presença do vírus Zika, na sua forma ativa, foi detetada na saliva e na urina", declarou à imprensa Paulo Gadelha, diretor da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), acrescentando que tal "não significa que existe capacidade de transmissão pela saliva e urina", pelo que mais estudos serão necessários.

Na notícia publicada no site da Fiocruz, a chefe do laboratório responsável pela investigação, Myrna Bonaldo, explica que “já se sabia que o vírus poderia estar presente tanto em urina quanto em saliva. Esta é a primeira vez em que demonstramos que o vírus está ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, o que abre novos paradigmas para o entendimento das rotas de transmissão do vírus Zika".

O vírus, que já surgiu em 25 países e territórios das Américas, propaga-se de forma exponencial na América latina através do mosquito Aedes aegypti.

Os Estados Unidos anunciaram um caso de transmissão por via sexual.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou na quinta-feira os países a não aceitarem doações de sangue de pessoas que tenham estado em países com casos de Zika.

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.