Países africanos de língua portuguesa em alerta para epidemia
07.02.2016 12h22
As autoridades de saúde dos países africanos de língua portuguesa reforçaram o nível de alerta para a crise global causada pelo vírus Zika, apesar de só existirem casos significativos em Cabo Verde.

PALOP em alerta por causa do Zika
© Jorge Cabrera / Reuters
Em Cabo Verde, existem mais de sete mil diagnósticos suspeitos de infeção por vírus Zika, sem ocorrência de casos de microcefalia, informou hoje o Ministério da Saúde cabo-verdiano, sublinhando a trajetória descendente da epidemia no país.
Segundo o Ministério da Saúde, desde o início da epidemia, em outubro de 2015, até 24 de janeiro de 2016 foram registados 7.164 casos de Zika, "com uma tendência decrescente nas últimas cinco semanas".
A maioria dos casos foram registados na cidade da Praia (4.837), seguida de São Filipe, na ilha do Fogo (1.230) e da ilha do Maio (501).
Já São Tomé e Príncipe "mantém-se em alerta" devido a ameaça do vírus Zika declarado em Cabo Verde, país com o qual o arquipélago tem duas ligações aéreas semanais, disse à Lusa fonte do ministério da saúde.
"A situação não se alterou desde finais de janeiro, altura em que o Ministério da Saúde decidiu colocar em alerta os centros de saúde, numa eventualidade de surgimento de um ou outro caso", disse a mesma fonte.
Na semana passada, o governo são-tomense anunciou um conjunto de medidas para travar uma eventual entrada no país do vírus. Segundo o diretor dos cuidados primários da saúde, Amadeu Maia, o mosquito transmissor do vírus Zika "existe no país e isso já constitui um problema".
"Todos nós aqui em S. Tomé conhecemos esse tipo de mosquito, convivemos com ele dia-a-dia", disse o médico.
Na Guiné-Bissau, aa reunião do Conselho de Ministros de 04 de fevereiro, o Governo decidiu incluir o vírus Zika na lista de doenças com potencial epidémico no país e instruir o Ministério da Saúde e a secretaria de Estado dos Transportes para tomarem medidas de prevenção.
Em Angola, as autoridades angolanas não têm notificação dLusaa presença do vírus Zika no país, até ao momento, informou hoje à Lusa a diretora nacional de Saúde Pública de Angola, Adelaide de Carvalho.
"Não temos qualquer tipo de informação a esse respeito, por enquanto. Nenhuma notificação", disse a responsável.
Situação semelhante passa-se em Moçambique, um país em que ainda não foram registados casos do vírus Zika, mas onde já existe um plano de prevenção.
"Nós não temos registos de pessoas com Zika, bem como da circulação do vírus", disse a diretora-adjunta da Saúde em Moçambique, Maria Benigna Matsinhe.
Lusa
Relacionados
-
Jogos Olímpicos colocam Governo brasileiro em alerta total por causa do vírus Zika
O Governo brasileiro coloca o vírus Zika no topo das preocupações antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, obrigando à mobilização de militares e soluções várias como a esterilização dos inseto que propaga o contágio.
-
Portugal regista seis casos de infeção por vírus Zika
Portugal registou até ao momento seis casos de infeção por vírus Zika, todos eles importados, com as autoridades de saúde a apelarem à tranquilidade, mas já desaconselharam viagens de grávidas para zonas de risco.
Na Homepage
- 2:12
Marcelo apela à reflexão sobre o sistema político e alerta contra "messianismos"
25.04.2018 às 13h17
- 0:41
"Não são aceitáveis ataques de carácter, qualquer que seja o alvo ou partido"
25.04.2018 às 15h22
- 0:37
"A liberdade nem sempre tem sido bem usada para as escolhas que se têm feito"
25.04.2018 às 15h25
- 0:52
Ministro da Saúde acredita que portugueses veem de forma positiva a evolução do SNS
Adalberto Campos Fernandes acredita que os portugueses veem de forma positiva a evolução do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nestes 44 anos de democracia.O ministro da Saúde admite, no entanto, que durante vários anos houve falta de investimento e que serão necessários mais 5 ou 6 anos para recuperar.
25.04.2018 às 11h42
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
- 1:38
"Gerar simpatias não é crime mas o Benfica foi longe demais"
25.04.2018 às 1h30
- 0:38
- 1:10
As imagens do resgate da Marinha Portuguesa em Lampedusa
Uma fragata da Marinha Portuguesa resgatou 138 migrantes, esta terça-feira ao largo da costa da ilha italiana de Lampedusa. A embarcação ilegal, em risco de afundamento, estava sobrelotada. Oito bebés viajavam a bordo.
25.04.2018 às 12h29
- 1:55
Justiça britânica recusa tratamento em Itália de bebé com doença degenerativa
25.04.2018 às 14h02
-
Norte-coreanos atacam relatório de diretos humanos dos Estados Unidos
A Coreia do Norte considerou "ridículas" as críticas norte-americanas sobre o respeito dos direitos humanos no país, a poucas semanas do encontro entre o líder norte-coreano e o Presidente dos Estados Unidos.
25.04.2018 às 9h11
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
- 1:31
-
Carta de Wagner contra os judeus leiloada em Jerusalém por 42 mil dólares
Uma carta do compositor Richard Wagner dirigida a um intelectual francês, prevenindo-o para "a influência" judaica na cultura, foi esta terça-feira vendida em leilão, em Jerusalém, por cerca de 42 mil dólares (34 mil euros).
24.04.2018 às 22h30
- 1:17