sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Zika faz disparar em 50% venda de repelentes no Brasil

A epidemia do dengue e do Zika aumentou consideravelmente as vendas de repelentes no Brasil, o país mais afetado por estas doenças tropicais transmitidas pelo mosquito 'Aedes Aegypti'.

Sem haver vacina, a aplicação dos repelentes contra o mosquito é uma das formas de proteção contra o vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infetados.

Sem haver vacina, a aplicação dos repelentes contra o mosquito é uma das formas de proteção contra o vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infetados.

© Paulo Whitaker / Reuters

Segundo o diário O Globo, o volume de vendas destes produtos no Brasil aumentou 50% em 2015, ano em que os casos de Dengue e do Zika dispararam, fazendo do país o quarto maior mercado, depois dos Estados Unidos, Canadá e Argentina.

As vendas subiram de 145,4 milhões de reais (aproximadamente 36 milhões de euros) para 217,4 milhões de reais (cerca de 54 milhões de euros), o valor mais alto na história do setor, segundo a Nielsen, que estima que, em 2016, se mantenha o mesmo ritmo de crescimento.

Sem haver vacina, a aplicação dos repelentes contra o mosquito é uma das formas de proteção contra o vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infetados.

Este aumento das vendas apanhou os fabricantes de repelentes de surpresa, o que obrigou a contratar mais trabalhadores para laborar ininterruptamente e também à importação destes produtos, adianta a publicação.

No total, foram vendidos 14,7 milhões de repelentes em 2015, contra 11,1 milhões no ano anterior, o que representa um aumento de 32,5%, ainda que a utilização não seja ainda um hábito da maioria dos brasileiros.

O Brasil é o país mais afetado pela epidemia, com 1,5 milhões de pessoas infetadas com Zika em 2015.

Em 80% dos casos, os sintomas são ligeiros: síndrome febril, de curta duração e que se resolve em quatro a sete dias sem complicações graves. Pode ocorrer ainda exantema com manchas, conjuntivite ou dor de cabeça.

É especialmente perigosa para mulheres grávidas, associado a casos de microcefalia em crianças cujas mães foram infetadas durante a gravidez, mas também para um aumento dos casos de síndrome de Guillain-Barré (uma doença neurológica).

A dengue, também transmitida pelo mosquito 'Aedes Aegypti', fez 863 mortes em 2015 no Brasil, de acordo com informação do Governo.

Lusa

  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39
  • "Há sobretudo um fosso entre o discurso que Trump faz e os de Obama"
    6:13

    Opinião

    Cândida Pinto e Ricardo Costa analisaram a tomada de posse de Donald Trump. O diretor de informação da SIC disse que o discurso de Trump "mexe com a sua base de apoio" e defende que "a grande questão não vai ser a relação com a Rússia, mas sim com a China". Já a Editora de internacional disse que o discurso foi "voltado para dentro, nacionalista, partidarista, com ataque à elite de Washington".

    Ricardo Costa e Cândida Pinto

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.