sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Agência Europeia do Medicamento cria grupo de peritos sobre o Zika

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje a constituição de um grupo de peritos sobre o Zika para acelerar o desenvolvimento de tratamentos ou vacinas contra o vírus que está na origem de uma epidemia na América Latina.

Ensaio clínico na tentativa de encontrar uma vacina ou tratamento para a epidemia que está a afectar principalmente a América Latina.

Ensaio clínico na tentativa de encontrar uma vacina ou tratamento para a epidemia que está a afectar principalmente a América Latina.

© Mariana Bazo / Reuters

"Não existe atualmente qualquer vacina ou tratamento, capazes de proteger ou tratar a infeção pelo vírus Zika, aprovados (pelas autoridades sanitárias) ou em fase de ensaios clínicos", sublinhou a agência europeia em comunicado.

A EMA disse ter decidido criar um grupo de peritos depois da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter qualificado, a 01 de fevereiro, a epidemia como "emergência de saúde pública de alcance mundial".

O objetivo deste grupo é possibilitar a investigação de medicamentos contra o Zika, através de pareceres sobre as questões científicas e regulamentares.

A EMA vai contactar as sociedades farmacêuticas que já começaram a trabalhar em tratamentos ou vacinas e rever todos os novos dados sobre o vírus para permitir uma reação rápida à crise de saúde pública.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', as autoridades sanitárias suspeitam que o Zika seja a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

O Brasil é atualmente o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes, seguindo-se a Colômbia (22.600 casos).

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.