sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Quinze empresas trabalham numa vacina contra o Zika

Cerca de 15 empresas já começaram a trabalhar numa vacina contra o vírus Zika, referiu hoje a Organização Mundial de Saúde, indicando ainda que levará algumas semanas até se provar se causa microcefalia e outros distúrbios neurológicos em bebés.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Estima-se que 15 empresas ou grupos começaram a trabalhar para encontrar uma vacina contra o vírus Zika, que já se tornou um preocupação global, disse em Genebra aos jornalistas a diretora adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os sistemas de saúde e inovação, Marie-Paule Kieny.

Atualmente, segundo a responsável da OMS, dois candidatos aparecem com propostas mais promissoras: uma vacina que está a ser desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde norte-americano e uma outra da empresa indiana de biotecnologia Bharat.

"Apesar do cenário encorajador, levarão pelo menos 18 meses até a realização de testes e ensaios em larga escala dessas vacinas", disse Marie-Paule Kieny.

A responsável da OMS disse ainda que há uma estimativa de "algumas semanas" para se estabelecer se o vírus Zika causa microcefalia e a síndrome de Guillain-Barre em bebés que cujas mães foram infetadas pelo vírus.

A OMS salientou que a ligação do vírus Zika com microcefalia é "fortemente suspeita" e Kieny declarou hoje aos jornalistas que a relação causal com a síndrome de Guillain-Barre é "altamente provável".

A Organização Mundial de Saúde declarou, no passado dia 01 de fevereiro, uma emergência de saúde internacional devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos registados no Brasil com o vírus Zika.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas, seguindo-se a Colômbia (22.600 casos).

A OMS recomendou hoje que as mulheres grávidas adiem os seus planos de viagem para qualquer das zonas com presença do vírus Zika, por se temer a possível vinculação com os casos de microcefalia e outros distúrbios neurológicos.

Lusa

  • Hoje é notícia 

    País

    O PSD leva a debate parlamentar a reprogramação do atual quadro comunitário, desafiando os partidos a pronunciarem-se sobre a proposta inicial do Governo, que considera "não servir o país". Os parceiros sociais e o Governo reúnem-se na Concertação Social para discutirem o Programa Nacional de Reformas. O Sporting de Braga procura alcançar o Sporting no 3º lugar da I Liga, ao defrontar o Marítimo na abertura da 31.ª jornada.

  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano
    0:48

    País

    Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.

  • Trocar a economia pela dança
    7:21
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
    3:01

    País

    Dezassete anos depois, Lisboa vai ter as primeiras salas de consumo assistido, vulgarmente conhecidas como salas de chuto. O objetivo é apoiar os mais de 1400 toxicodependentes sinalizados e evitar a propagação de doenças.

  • "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

    Mundo

    A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

    SIC