sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Quinze empresas trabalham numa vacina contra o Zika

Cerca de 15 empresas já começaram a trabalhar numa vacina contra o vírus Zika, referiu hoje a Organização Mundial de Saúde, indicando ainda que levará algumas semanas até se provar se causa microcefalia e outros distúrbios neurológicos em bebés.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Estima-se que 15 empresas ou grupos começaram a trabalhar para encontrar uma vacina contra o vírus Zika, que já se tornou um preocupação global, disse em Genebra aos jornalistas a diretora adjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para os sistemas de saúde e inovação, Marie-Paule Kieny.

Atualmente, segundo a responsável da OMS, dois candidatos aparecem com propostas mais promissoras: uma vacina que está a ser desenvolvida pelo Instituto Nacional de Saúde norte-americano e uma outra da empresa indiana de biotecnologia Bharat.

"Apesar do cenário encorajador, levarão pelo menos 18 meses até a realização de testes e ensaios em larga escala dessas vacinas", disse Marie-Paule Kieny.

A responsável da OMS disse ainda que há uma estimativa de "algumas semanas" para se estabelecer se o vírus Zika causa microcefalia e a síndrome de Guillain-Barre em bebés que cujas mães foram infetadas pelo vírus.

A OMS salientou que a ligação do vírus Zika com microcefalia é "fortemente suspeita" e Kieny declarou hoje aos jornalistas que a relação causal com a síndrome de Guillain-Barre é "altamente provável".

A Organização Mundial de Saúde declarou, no passado dia 01 de fevereiro, uma emergência de saúde internacional devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos registados no Brasil com o vírus Zika.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas, seguindo-se a Colômbia (22.600 casos).

A OMS recomendou hoje que as mulheres grávidas adiem os seus planos de viagem para qualquer das zonas com presença do vírus Zika, por se temer a possível vinculação com os casos de microcefalia e outros distúrbios neurológicos.

Lusa

  • Sismo registado esta manhã na região de Lisboa

    País

    Um sismo foi sentido esta manhã na região da Grande Lisboa. O abalo foi registado às 7h44, com epicentro em Sobral de Monte Agraço e magnitude de 4.3, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

    Em atualização

  • "É terrorismo, politiquice e interesse económico"
    0:45

    País

    A situação em Mação, no distrito de Santarém, continua muito complicada para os operacionais e para as populações que tentam combater as chamas. Os populares dizem que é de "lastimar" a aflição que se vive.

  • GNR resgata 45 sírios no mar Egeu
    2:28

    Crise Migratória na Europa

    A Guarda Nacional Republicana já resgatou quase 300 migrantes no mar Egeu, ao largo da Grécia, desde o início de maio. Esta quarta-feira de madrugada, os militares salvaram 45 sírios que tentavam chegar à Grécia numa embarcação de borracha.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.