sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Zika permanece no sémen mesmo após infeção

Vestígios do vírus Zika foram detetados no sémen de um britânico dois meses após ter sido infetado.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas.

© Edgar Su / Reuters

A revelação foi feita hoje pelas autoridades de saúde britânicas, o que sugere que o vírus pode continuar no sémen de um homem muito tempo depois de deixar de ter os sintomas da infeção.

O homem de 68 anos foi infetado há dois anos na Polinésia Francesa. As primeiras análises ao sangue foram feitas quando o indivíduo apresentou febre. Nos testes realizados 62 dias após os primeiros sintomas, continuou a acusar a presença do vírus no sémen.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras