sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Primeiro caso de Zika na Rússia é de mulher infetada na República Dominicana

A Rússia anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo vírus Zika no país, numa mulher infetada na República Dominicana, para onde viajou de férias.

© Leonhard Foeger / Reuters

De acordo com o departamento de Consumo (Rozpotrebnadzor), a doente foi hospitalizada em Moscovo e "o seu estado é satisfatório".

"As análises laboratoriais revelaram a presença do vírus Zika na doente", explicou a mesma fonte.

As autoridades sanitárias russas mantêm sob observação os familiares mais próximos da mulher infetada.

O avião no qual a mulher, residente em Moscovo, regressou à Rússia foi desinfetado "para evitar riscos para a saúde dos passageiros", acrescentou.

O vírus Zika foi detetado em cerca de 30 países da América Latina e Caraíbas.

A 01 de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde declarou uma emergência de saúde internacional devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos registados no Brasil com o vírus Zika.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas, seguindo-se a Colômbia (22.600 casos).

Lusa

  • Google anuncia alterações para combater notícias falsas

    Mundo

    A Google vai utilizar as observações dos utilizadores e de avaliadores sobre os resultados das pesquisas para introduzir "melhorias" no seu algoritmo e combater o fenómeno das notícias falsas, anunciou a empresa no seu blogue corporativo.

  • As diferentes faces de Maria
    4:45

    Mundo

    Qual é a imagem de Nossa Senhora que vem à sua mente quando o nome da Virgem católica é mencionado? Uma exposição numa cidade do interior do Brasil mostra que a Mãe de Jesus pode ter várias faces.

    Correspondente SIC