sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Primeiro caso de Zika na Rússia é de mulher infetada na República Dominicana

A Rússia anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo vírus Zika no país, numa mulher infetada na República Dominicana, para onde viajou de férias.

© Leonhard Foeger / Reuters

De acordo com o departamento de Consumo (Rozpotrebnadzor), a doente foi hospitalizada em Moscovo e "o seu estado é satisfatório".

"As análises laboratoriais revelaram a presença do vírus Zika na doente", explicou a mesma fonte.

As autoridades sanitárias russas mantêm sob observação os familiares mais próximos da mulher infetada.

O avião no qual a mulher, residente em Moscovo, regressou à Rússia foi desinfetado "para evitar riscos para a saúde dos passageiros", acrescentou.

O vírus Zika foi detetado em cerca de 30 países da América Latina e Caraíbas.

A 01 de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde declarou uma emergência de saúde internacional devido à possível relação entre os casos de microcefalia em recém-nascidos registados no Brasil com o vírus Zika.

Transmitido pela picada de mosquitos do género 'Aedes', o Brasil é o país mais atingido no mundo pela epidemia de Zika, com 1,5 milhões de doentes e três mortes confirmadas, seguindo-se a Colômbia (22.600 casos).

Lusa

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto a uma margem, em frente à Portugália. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.