sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

União Europeia vai doar 10 milhões de euros para pesquisas sobre vírus Zika no Brasil

A decisão foi comunicada após uma reunião realizada esta terça-feira em Brasília do ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, com 24 diplomatas de Estados membros da União Europeia.

reuters

"Nenhum dos nossos países está isento hoje ou nos anos que venham. Então temos um dever de solidariedade, que é um dever também de interesse próprio, de apoiar o Brasil nessa luta", disse João Gomes Cravinho, representante da União Europeia no Brasil.

O ministro da Saúde também falou sobre a preocupação da comunidade internacional com as possíveis consequências do Zika.

"Viemos aqui trazer todas as informações sobre o problema de saúde pública que estamos vivendo. Toda a comunidade internacional está preocupada com o que está ocorrendo no Brasil", disse Marcelo Castro.

O dinheiro será gerido por um programa de pesquisas europeu denominado Horizonte 2020, e entregue diretamente às equipas científicas.

O Instituto Butantã e a Fiocruz, que têm projetos para desenvolver vacinas contra a infeção, poderão receber parte da verba.

A disseminação do Zika chamou a atenção da comunidade internacional depois que ele foi associado ao aumento dos casos de microcefalia e de outros problemas neurológicos em bebés nascidos após as mães serem infetadas na gravidez.

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde declarou que o Zika e sua provável ligação com os casos de microcefalia se tornaram uma emergência de saúde pública internacional.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi o deputado eleito pelo círculo de Braga. Agora vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Esta saída pode colocar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.