sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

União Europeia vai doar 10 milhões de euros para pesquisas sobre vírus Zika no Brasil

A decisão foi comunicada após uma reunião realizada esta terça-feira em Brasília do ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, com 24 diplomatas de Estados membros da União Europeia.

reuters

"Nenhum dos nossos países está isento hoje ou nos anos que venham. Então temos um dever de solidariedade, que é um dever também de interesse próprio, de apoiar o Brasil nessa luta", disse João Gomes Cravinho, representante da União Europeia no Brasil.

O ministro da Saúde também falou sobre a preocupação da comunidade internacional com as possíveis consequências do Zika.

"Viemos aqui trazer todas as informações sobre o problema de saúde pública que estamos vivendo. Toda a comunidade internacional está preocupada com o que está ocorrendo no Brasil", disse Marcelo Castro.

O dinheiro será gerido por um programa de pesquisas europeu denominado Horizonte 2020, e entregue diretamente às equipas científicas.

O Instituto Butantã e a Fiocruz, que têm projetos para desenvolver vacinas contra a infeção, poderão receber parte da verba.

A disseminação do Zika chamou a atenção da comunidade internacional depois que ele foi associado ao aumento dos casos de microcefalia e de outros problemas neurológicos em bebés nascidos após as mães serem infetadas na gravidez.

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde declarou que o Zika e sua provável ligação com os casos de microcefalia se tornaram uma emergência de saúde pública internacional.

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.