sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

União Europeia vai doar 10 milhões de euros para pesquisas sobre vírus Zika no Brasil

A decisão foi comunicada após uma reunião realizada esta terça-feira em Brasília do ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, com 24 diplomatas de Estados membros da União Europeia.

reuters

"Nenhum dos nossos países está isento hoje ou nos anos que venham. Então temos um dever de solidariedade, que é um dever também de interesse próprio, de apoiar o Brasil nessa luta", disse João Gomes Cravinho, representante da União Europeia no Brasil.

O ministro da Saúde também falou sobre a preocupação da comunidade internacional com as possíveis consequências do Zika.

"Viemos aqui trazer todas as informações sobre o problema de saúde pública que estamos vivendo. Toda a comunidade internacional está preocupada com o que está ocorrendo no Brasil", disse Marcelo Castro.

O dinheiro será gerido por um programa de pesquisas europeu denominado Horizonte 2020, e entregue diretamente às equipas científicas.

O Instituto Butantã e a Fiocruz, que têm projetos para desenvolver vacinas contra a infeção, poderão receber parte da verba.

A disseminação do Zika chamou a atenção da comunidade internacional depois que ele foi associado ao aumento dos casos de microcefalia e de outros problemas neurológicos em bebés nascidos após as mães serem infetadas na gravidez.

No início do mês, a Organização Mundial da Saúde declarou que o Zika e sua provável ligação com os casos de microcefalia se tornaram uma emergência de saúde pública internacional.

Lusa

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17