sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Aumenta para 508 número de casos de bebés com microcefalia no Brasil

O Brasil anunciou hoje que, entre 22 de outubro do ano passado e 13 de fevereiro de 2016, foram registados no país 508 casos de bebés com microcefalia ou alterações do sistema nervoso central.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A informação, constante de um boletim do ministério da Saúde, significa que na última semana foram confirmados 46 novos casos desta malformação que as autoridades brasileiras suspeitam pode ser causada pelo vírus Zika.

O ministério da Saúde brasileiro indicou ter descartado outros 837 possíveis casos e que a situação de 3.935 doentes com suspeita de microcefalia continua a ser investigada.

No total, foram notificados 5.280 possíveis casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso no Brasil, desde que, no passado mês de outubro, o Governo decidiu impor um controlo severo da situação, devido ao aumento de malformações em recém-nascidos.

As autoridades sanitárias brasileiras relacionam o aumento dos casos desta doença com a propagação do vírus Zika, um dos transmitidos pelo mosquito.

O boletim refere ainda que, das 108 mortes de bebés registadas desde outubro que poderão ter sido causadas por microcefalia, em 27 casos se confirmou que essa malformação causou o óbito e noutros 11 se descartou tal causa. A investigação dos restantes casos prossegue.

Na semana passada, eram 24 as mortes confirmadas devido a essa doença e 59 as investigadas.

Segundo o boletim do ministério da Saúde, 60,1% dos casos foram comunicados em 2015 e os restantes 39,9% já este ano.

De todos os estados que formam o Brasil, só dois, Amapá e Amazonas, na região norte, não comunicaram até agora qualquer caso suspeito.

O Governo brasileiro, que declarou o estado de emergência sanitária no ano passado devido ao surto de Zika, promoveu diversas ações para tentar eliminar o habitat do mosquito transmissor do vírus, que também é portador dos vírus de Dengue e Chikungunha.

A divulgação deste relatório coincidiu com o arranque, hoje, da quarta fase da campanha iniciada pelas Forças Armadas brasileiras no passado sábado para combater o mosquito, para a qual foram mobilizados cerca de 200.000 militares.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC

  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".