sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Aumenta para 508 número de casos de bebés com microcefalia no Brasil

O Brasil anunciou hoje que, entre 22 de outubro do ano passado e 13 de fevereiro de 2016, foram registados no país 508 casos de bebés com microcefalia ou alterações do sistema nervoso central.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A informação, constante de um boletim do ministério da Saúde, significa que na última semana foram confirmados 46 novos casos desta malformação que as autoridades brasileiras suspeitam pode ser causada pelo vírus Zika.

O ministério da Saúde brasileiro indicou ter descartado outros 837 possíveis casos e que a situação de 3.935 doentes com suspeita de microcefalia continua a ser investigada.

No total, foram notificados 5.280 possíveis casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso no Brasil, desde que, no passado mês de outubro, o Governo decidiu impor um controlo severo da situação, devido ao aumento de malformações em recém-nascidos.

As autoridades sanitárias brasileiras relacionam o aumento dos casos desta doença com a propagação do vírus Zika, um dos transmitidos pelo mosquito.

O boletim refere ainda que, das 108 mortes de bebés registadas desde outubro que poderão ter sido causadas por microcefalia, em 27 casos se confirmou que essa malformação causou o óbito e noutros 11 se descartou tal causa. A investigação dos restantes casos prossegue.

Na semana passada, eram 24 as mortes confirmadas devido a essa doença e 59 as investigadas.

Segundo o boletim do ministério da Saúde, 60,1% dos casos foram comunicados em 2015 e os restantes 39,9% já este ano.

De todos os estados que formam o Brasil, só dois, Amapá e Amazonas, na região norte, não comunicaram até agora qualquer caso suspeito.

O Governo brasileiro, que declarou o estado de emergência sanitária no ano passado devido ao surto de Zika, promoveu diversas ações para tentar eliminar o habitat do mosquito transmissor do vírus, que também é portador dos vírus de Dengue e Chikungunha.

A divulgação deste relatório coincidiu com o arranque, hoje, da quarta fase da campanha iniciada pelas Forças Armadas brasileiras no passado sábado para combater o mosquito, para a qual foram mobilizados cerca de 200.000 militares.

Lusa

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.