sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Aumenta para 508 número de casos de bebés com microcefalia no Brasil

O Brasil anunciou hoje que, entre 22 de outubro do ano passado e 13 de fevereiro de 2016, foram registados no país 508 casos de bebés com microcefalia ou alterações do sistema nervoso central.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A informação, constante de um boletim do ministério da Saúde, significa que na última semana foram confirmados 46 novos casos desta malformação que as autoridades brasileiras suspeitam pode ser causada pelo vírus Zika.

O ministério da Saúde brasileiro indicou ter descartado outros 837 possíveis casos e que a situação de 3.935 doentes com suspeita de microcefalia continua a ser investigada.

No total, foram notificados 5.280 possíveis casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso no Brasil, desde que, no passado mês de outubro, o Governo decidiu impor um controlo severo da situação, devido ao aumento de malformações em recém-nascidos.

As autoridades sanitárias brasileiras relacionam o aumento dos casos desta doença com a propagação do vírus Zika, um dos transmitidos pelo mosquito.

O boletim refere ainda que, das 108 mortes de bebés registadas desde outubro que poderão ter sido causadas por microcefalia, em 27 casos se confirmou que essa malformação causou o óbito e noutros 11 se descartou tal causa. A investigação dos restantes casos prossegue.

Na semana passada, eram 24 as mortes confirmadas devido a essa doença e 59 as investigadas.

Segundo o boletim do ministério da Saúde, 60,1% dos casos foram comunicados em 2015 e os restantes 39,9% já este ano.

De todos os estados que formam o Brasil, só dois, Amapá e Amazonas, na região norte, não comunicaram até agora qualquer caso suspeito.

O Governo brasileiro, que declarou o estado de emergência sanitária no ano passado devido ao surto de Zika, promoveu diversas ações para tentar eliminar o habitat do mosquito transmissor do vírus, que também é portador dos vírus de Dengue e Chikungunha.

A divulgação deste relatório coincidiu com o arranque, hoje, da quarta fase da campanha iniciada pelas Forças Armadas brasileiras no passado sábado para combater o mosquito, para a qual foram mobilizados cerca de 200.000 militares.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.