sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Aumenta para 508 número de casos de bebés com microcefalia no Brasil

O Brasil anunciou hoje que, entre 22 de outubro do ano passado e 13 de fevereiro de 2016, foram registados no país 508 casos de bebés com microcefalia ou alterações do sistema nervoso central.

© Ueslei Marcelino / Reuters

A informação, constante de um boletim do ministério da Saúde, significa que na última semana foram confirmados 46 novos casos desta malformação que as autoridades brasileiras suspeitam pode ser causada pelo vírus Zika.

O ministério da Saúde brasileiro indicou ter descartado outros 837 possíveis casos e que a situação de 3.935 doentes com suspeita de microcefalia continua a ser investigada.

No total, foram notificados 5.280 possíveis casos de microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso no Brasil, desde que, no passado mês de outubro, o Governo decidiu impor um controlo severo da situação, devido ao aumento de malformações em recém-nascidos.

As autoridades sanitárias brasileiras relacionam o aumento dos casos desta doença com a propagação do vírus Zika, um dos transmitidos pelo mosquito.

O boletim refere ainda que, das 108 mortes de bebés registadas desde outubro que poderão ter sido causadas por microcefalia, em 27 casos se confirmou que essa malformação causou o óbito e noutros 11 se descartou tal causa. A investigação dos restantes casos prossegue.

Na semana passada, eram 24 as mortes confirmadas devido a essa doença e 59 as investigadas.

Segundo o boletim do ministério da Saúde, 60,1% dos casos foram comunicados em 2015 e os restantes 39,9% já este ano.

De todos os estados que formam o Brasil, só dois, Amapá e Amazonas, na região norte, não comunicaram até agora qualquer caso suspeito.

O Governo brasileiro, que declarou o estado de emergência sanitária no ano passado devido ao surto de Zika, promoveu diversas ações para tentar eliminar o habitat do mosquito transmissor do vírus, que também é portador dos vírus de Dengue e Chikungunha.

A divulgação deste relatório coincidiu com o arranque, hoje, da quarta fase da campanha iniciada pelas Forças Armadas brasileiras no passado sábado para combater o mosquito, para a qual foram mobilizados cerca de 200.000 militares.

Lusa

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04