Vírus Zika

Cientistas querem infetar mosquito que transmite Zika com bactéria

Um grupo de cientistas propõe infetar o mosquito que transmite o Zika com uma bactéria que os torna resistentes ao vírus, ao dengue e ao chikungunya, segundo um estudo divulgado hoje na revista Plos Pathogens.

LM Otero

A bactéria Wolbachia infeta de maneira natural muitas espécies de insetos, mas não os da família Aedes aegypti, que transmite o vírus zika, o dengue e o chikungunya.

Ao introduzir a bactéria no mosquito, o inseto passa a ser resistente aos três vírus, podendo este método reduzir o número de contágios humanos e provocar a eliminação local do vírus.

Os investigadores Cameron Simmons, da Universidade de Melbourne (Austrália), e Scott O'Neill, da Universidade Monsh (Austrália), estão a provar a proposta com trabalho de campo.

Um dos seus maiores medos é uma mutação do vírus, que desenvolva resistência à bactéria.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de alcance nacional por causa do vírus Zika.

A América Latina é a região mais afetada pela atual epidemia.

• Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes

O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

• Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador

Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

• Como (não) travar no gelo

Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.