sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Cientistas querem infetar mosquito que transmite Zika com bactéria

Um grupo de cientistas propõe infetar o mosquito que transmite o Zika com uma bactéria que os torna resistentes ao vírus, ao dengue e ao chikungunya, segundo um estudo divulgado hoje na revista Plos Pathogens.

LM Otero

A bactéria Wolbachia infeta de maneira natural muitas espécies de insetos, mas não os da família Aedes aegypti, que transmite o vírus zika, o dengue e o chikungunya.

Ao introduzir a bactéria no mosquito, o inseto passa a ser resistente aos três vírus, podendo este método reduzir o número de contágios humanos e provocar a eliminação local do vírus.

Os investigadores Cameron Simmons, da Universidade de Melbourne (Austrália), e Scott O'Neill, da Universidade Monsh (Austrália), estão a provar a proposta com trabalho de campo.

Um dos seus maiores medos é uma mutação do vírus, que desenvolva resistência à bactéria.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de alcance nacional por causa do vírus Zika.

A América Latina é a região mais afetada pela atual epidemia.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marcelo diz que é hora de valorizar o poder local
    0:40

    País

    O Presidente da República diz que este é o momento para valorizar o poder local. Sobre a descida da Taxa Social Única, Marcelo Rebelo de Sousa recusou comentar e negou que haja crispação politica entre Governo e oposição.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a líder da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleições em vários países, como a Alemanha e a Holanda.