Vírus Zika

Cientistas querem infetar mosquito que transmite Zika com bactéria

Um grupo de cientistas propõe infetar o mosquito que transmite o Zika com uma bactéria que os torna resistentes ao vírus, ao dengue e ao chikungunya, segundo um estudo divulgado hoje na revista Plos Pathogens.

LM Otero

A bactéria Wolbachia infeta de maneira natural muitas espécies de insetos, mas não os da família Aedes aegypti, que transmite o vírus zika, o dengue e o chikungunya.

Ao introduzir a bactéria no mosquito, o inseto passa a ser resistente aos três vírus, podendo este método reduzir o número de contágios humanos e provocar a eliminação local do vírus.

Os investigadores Cameron Simmons, da Universidade de Melbourne (Austrália), e Scott O'Neill, da Universidade Monsh (Austrália), estão a provar a proposta com trabalho de campo.

Um dos seus maiores medos é uma mutação do vírus, que desenvolva resistência à bactéria.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de alcance nacional por causa do vírus Zika.

A América Latina é a região mais afetada pela atual epidemia.

• Explosão próximo do aeroporto de Damasco

A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

• Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

Ricardo Rosa

• Macron e Le Pen em troca de acusações

Eleições França 2017

A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

• Os filhos do divórcio
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito

Desporto

O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

• "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"

Surto de sarampo

Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória.

• Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa

Web Summit

A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.