sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Primeiro caso de contágio de zika por transmissão sexual em França

Um primeiro caso de contágio de Zika através de transmissão sexual foi registado em França, depois de uma mulher ter sido infetada quando o parceiro regressou do Brasil, disse à AFP a ministra da Saúde, Marisol Touraine.

LM Otero

O caso foi detetado há vários dias "numa mulher que não está grávida", afirmou a ministra à Agência France Presse durante uma visita à Guiana Francesa, confirmando a informação inicialmente transmitida à AFP por fonte médica.

O casal vive na zona de Paris e a mulher "encontra-se bem", segundo a equipa da ministra.

A Costa Rica declarou na quinta-feira o estado de emergência em 31 regiões do país para evitar a proliferação do vírus Zika, depois de na segunda-feira terem sido confirmados os primeiros dois casos de infeção autóctones.

A epidemia de Zika desenvolve-se sobretudo na América Latina.

O Brasil conta já com mais de um milhão e meio de casos desde 2015 e a agência especializada em saúde das Nações Unidas espera uma propagação "explosiva" no continente americano, com três a quatro milhões de casos este ano.

Atualmente não existe qualquer vacina ou tratamento contra o vírus.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano