sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil com 641 casos de microcefalia desde o início do surto do Zika

O Brasil confirmou 641 casos de microcefalia e 139 bebés com malformações congénitas que morreram, desde o início do surto do vírus Zika em outubro, informou o Ministério da Saúde na terça-feira.

© Nacho Doce / Reuters

Os mais recentes dados correspondem a um aumento de 10% do número de casos de microcefalia reportados pelo ministério na semana passada.

As autoridades estão a investigar outros 4.222 possíveis casos de microcefalia, em que o bebé nasce com a cabeça anormalmente pequena e muitas vezes sem o completo desenvolvimento do cérebro.

Cientistas no Brasil relacionam o aumento da microcefalia com o crescimento do vírus Zika transmitido por mosquito, com um número estimado de 1,5 milhões de pessoas infetadas.

A Organização Mundial de Saúde está a estudar a possível conexão e considera o surto do Zika uma emergência de saúde internacional.

O Brasil reporta habuitualmente 150 casos de microcefalia por ano.

As malformações congénitas também estão associadas a mães que contraem sífilis, rubéola ou toxoplasmose durante a gravidez.

Lusa

  • OMS lança plano de combate ao ZIka
    1:45

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde lançou um plano de combate ao Zika no valor de 50 milhões de euros. A resposta visa combater e controlar a epidemia sobretudo nos países mais afetados. No Brasil são cada vez mais os bebés que nascem com microcefalia associada ao vírus Zika. O número de casos confirmados ultrapassa já o meio milhar.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Luz ultravioleta converte dióxido de carbono em metano

    Mundo

    Investigadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, criaram nanopartículas (partículas microscópicas) que ajudam a converter o dióxido de carbono (gás poluente) em metano (combustível) usando apenas luz ultravioleta como fonte de energia.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira