sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil com 641 casos de microcefalia desde o início do surto do Zika

O Brasil confirmou 641 casos de microcefalia e 139 bebés com malformações congénitas que morreram, desde o início do surto do vírus Zika em outubro, informou o Ministério da Saúde na terça-feira.

© Nacho Doce / Reuters

Os mais recentes dados correspondem a um aumento de 10% do número de casos de microcefalia reportados pelo ministério na semana passada.

As autoridades estão a investigar outros 4.222 possíveis casos de microcefalia, em que o bebé nasce com a cabeça anormalmente pequena e muitas vezes sem o completo desenvolvimento do cérebro.

Cientistas no Brasil relacionam o aumento da microcefalia com o crescimento do vírus Zika transmitido por mosquito, com um número estimado de 1,5 milhões de pessoas infetadas.

A Organização Mundial de Saúde está a estudar a possível conexão e considera o surto do Zika uma emergência de saúde internacional.

O Brasil reporta habuitualmente 150 casos de microcefalia por ano.

As malformações congénitas também estão associadas a mães que contraem sífilis, rubéola ou toxoplasmose durante a gravidez.

Lusa

  • OMS lança plano de combate ao ZIka
    1:45

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde lançou um plano de combate ao Zika no valor de 50 milhões de euros. A resposta visa combater e controlar a epidemia sobretudo nos países mais afetados. No Brasil são cada vez mais os bebés que nascem com microcefalia associada ao vírus Zika. O número de casos confirmados ultrapassa já o meio milhar.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.