sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Zika é "problema Mundial", mas no Brasil estará "sob controlo"

O presidente do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016, Carlos Nuzman, reconheceu hoje que o vírus Zika é um "problema mundial", mas disse que o Brasil tomou as medidas necessárias e que a situação está "sob controlo".

"O Zika é um problema mundial, mesmo que tenha sido detetado pela primeira vez em 1940. O Brasil tomou medidas. O Comité Olímpico Internacional (COI) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) asseguraram que o tema é uma prioridade, mas reiteram que tudo está sob controlo", disse, em Londres.

O responsável, que falava durante uma sessão informativa sobre os Jogos, que decorrem de 05 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro, revelou que houve uma reunião entre a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, e a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, da qual saiu a ideia de que tudo deveria ser feito para se "minimizar o risco de contacto".

Nuzman confirmou que a organização não vai pagar aos atletas qualquer sistema antimosquito, mas que vai instalar ar condicionado em todas as habitações do parque olímpico, "pois é mais eficiente".

"Oferecemo-nos para pagar o ar condicionado. Com isso não serão necessárias mosquiteiras, já que se pode controlar a temperatura dos quartos. É mais eficiente do que uma rede", vincou.

Num outro âmbito, o COI revelou na quarta-feira a criação de uma equipa de desportistas refugiados, iniciativa que o comité organizador se revela "totalmente a favor".

"Falámos com eles e estamos totalmente a favor da iniciativa. O COI decidirá quantos competem, mas devem saber que as nossas portas estão abertas. Será um contributo muito positivo", considerou.

O responsável destacou ainda o "legado" que os Jogos Olímpicos deixarão ao país, bem como a toda a América Latina, região onde o evento nunca se celebrou, garantindo que, no fim, "não haverá elefantes brancos", aludindo a infraestruturas desaproveitadas posteriormente ao evento.

Revelou-se ainda despreocupado com o facto de apenas metade dos bilhetes terem sido vendidos -- "os brasileiros adoram comprar os ingressos apenas à última hora" --, confiando que a competição vai ficar lotada, dando o exemplo do que aconteceu com o Mundial2014 de futebol no país.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.