sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Primeira prova científica que associa Zika a microcefalia

O vírus Zika ataca e destrói os neurónios dos fetos em desenvolvimento, demonstraram investigadores norte-americanos, apresentando assim a primeira prova científica da ligação entre este vírus e a microcefalia.

© Nacho Doce / Reuters

A experiência em laboratório realizada pelos investigadores da Universidade Johns Hopkins mostrou que o vírus Zika infeta as células estaminais que formam o cérebro.

Até ao momento, esta relação causa-efeito ainda não tinha sido cientificamente provada, mas o vírus era um forte suspeito de estar na origem dos númerosos casos de microcefalias - tamanho demasiado pequeno do cérebro dos recém-nascidos e que prejudica o desenvolvimento intelectual - detetados em maior número no Brasil.

O Zika é transmitido por um mosquito e é ainda suspeito de provocar a síndroma de Guillain-Barré, doença neurológica que pode causar paralisia irreversível e a morte.

  • "O euro como o conhecemos é uma construção imperfeita"
    1:26

    Economia

    O primeiro-ministro diz que o euro como o conhecemos é uma construção imperfeita e que sem regras iguais para todos não é possível a reforma da moeda única. As declarações de António Costa foram feitas esta terça-feira, em Lisboa, numa conferência intitulada de "Consolidar o Euro. Promover a Convergência".

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.