sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Primeira prova científica que associa Zika a microcefalia

O vírus Zika ataca e destrói os neurónios dos fetos em desenvolvimento, demonstraram investigadores norte-americanos, apresentando assim a primeira prova científica da ligação entre este vírus e a microcefalia.

© Nacho Doce / Reuters

A experiência em laboratório realizada pelos investigadores da Universidade Johns Hopkins mostrou que o vírus Zika infeta as células estaminais que formam o cérebro.

Até ao momento, esta relação causa-efeito ainda não tinha sido cientificamente provada, mas o vírus era um forte suspeito de estar na origem dos númerosos casos de microcefalias - tamanho demasiado pequeno do cérebro dos recém-nascidos e que prejudica o desenvolvimento intelectual - detetados em maior número no Brasil.

O Zika é transmitido por um mosquito e é ainda suspeito de provocar a síndroma de Guillain-Barré, doença neurológica que pode causar paralisia irreversível e a morte.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.