sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Primeira prova científica que associa Zika a microcefalia

O vírus Zika ataca e destrói os neurónios dos fetos em desenvolvimento, demonstraram investigadores norte-americanos, apresentando assim a primeira prova científica da ligação entre este vírus e a microcefalia.

© Nacho Doce / Reuters

A experiência em laboratório realizada pelos investigadores da Universidade Johns Hopkins mostrou que o vírus Zika infeta as células estaminais que formam o cérebro.

Até ao momento, esta relação causa-efeito ainda não tinha sido cientificamente provada, mas o vírus era um forte suspeito de estar na origem dos númerosos casos de microcefalias - tamanho demasiado pequeno do cérebro dos recém-nascidos e que prejudica o desenvolvimento intelectual - detetados em maior número no Brasil.

O Zika é transmitido por um mosquito e é ainda suspeito de provocar a síndroma de Guillain-Barré, doença neurológica que pode causar paralisia irreversível e a morte.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".