sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Médicos franceses avisam que o Zika pode afetar cérebro dos adultos

Médicos franceses advertiram esta quinta-feira que o vírus Zika, já responsabilizado por estar na origem de diversos e graves problemas de saúde, por também provocar uma grave infeção no cérebro entre os adultos que podem ocasionar um coma.

© Gary Cameron / Reuters

Os clínicos detetaram a presença do vírus Zika no líquido cefalorraquidiano de um homem de 81 anos atingido por uma meningoencefalite, segundo um relatório agora publicado na revista médica norte-americana New England Journal of Medicine (NEJM).

O vírus Zika foi designadamente associado a malformações no cérebro de bebés, problemas graves na espinal-medula e ao síndrome neurológico de Guillain-Barré.

Este novo estudo demonstra que os casos se multiplicam na propensão do vírus Zika, durante muito tempo considerado anódino, em atingir gravemente o sistema nervoso.

O homem, hospitalizado em 10 de janeiro em neurologia, foi transferido no dia seguinte devido a uma rápida deterioração da sua saúde, com o surgimento de um coma que implicou assistência respiratória artificial, referiram os médicos do hospital Henri-Mondor, em Créteil, onde se encontrava internado.

"Com nosso conhecimento, trata-se do primeiro caso do género a ser descrito", indicou à agência noticiosa France-Presse o médico Guillaume Carteaux, coautor do artigo publicado na NEJM.

"As restantes causas infeciosas, virais e bacterianas foram afastadas", acrescentou, em particular o vírus herpes, varicela, zona e outras arboviroses.

O homem, que estava de "perfeita saúde" antes de adoecer, tinha regressado dez dias antes de um cruzeiro no Pacífico sul (Nova Caledónia, Vanuatu, ilhas Salomão, Nova Zelândia).

Febril (39,1 graus Celsius) e comatoso, apresentava uma hemiplegia esquerda (paralisia do lado esquerdo do corpo) e uma disfunção motora no braço direito, revelaram os médicos e assistentes.

Os exames revelaram uma meningoencefalite, uma agrave inflamação do cérebro e das meninges, compatível com uma infeção.

Os médicos procuraram uma série de bactérias e de vírus suscetíveis de estarem envolvidos, como os vírus do Dengue e do Chikungunya.

Um teste de amplificação genética detetou o material genético do vírus no líquido proveniente de uma punção lombar em fase aguda, quando foi o doente foi enviado para a reanimação.

O "vírus vivo" foi detetado no laboratório a partir de uma amostra deste líquido, enviado para o centro nacional de referência das arboviroses em Marselha, precisou o médico Guillaume Carteaux.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".