sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Enviados primeiros técnicos para apoiar Cabo Verde no combate ao Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) enviou hoje os primeiros técnicos de uma missão que vai apoiar as autoridades sanitárias de Cabo Verde no combate ao vírus Zika, cujo número de casos suspeitos no arquipélago ascende a quase 7.500.

© Ivan Alvarado / Reuters

Num comunicado divulgado em Genebra, a OMS indica que a deslocação da missão, que integra também técnicos da OMS para África e do Instituto Pasteur de Dacar (Senegal), surge após um pedido da ministra da Saúde local, Cristina Fontes Lima, depois de, há três dias, ter sido registado o primeiro caso de microcefalia no país.

"Embora o número de casos de Zika em Cabo Verde esteja a diminuir, o Ministério da Saúde cabo-verdiano anunciou a 15 deste mês o primeiro caso de microcefalia. Estão em curso investigações para determinar se o caso tem ligações ao vírus", lê-se no documento da OMS.

Dados desta instituição das Nações Unidas, baseados nos enviados pelas autoridades sanitárias cabo-verdianas, indicam que o arquipélago registou 7.490 casos suspeitos entre 21 de outubro de 2015 e 06 deste mês, tendo-se contabilizado 165 grávidas, das quais 44 já deram à luz sem quaisquer complicações ou anomalias.

Entre 29 de fevereiro e 06 deste mês foram detetados 33 casos suspeitos do vírus nas ilhas de Santiago e Fogo, duas das nove habitadas que constituem o arquipélago.

"Não tem existido a circulação do vírus Zika nas ilhas do Sal, São Vicente, Santo Antão, São Nicolau e Brava. Mais, desde meados de fevereiro que não se registam casos nas da Boavista e Maio", acrescenta-se no comunicado.

A equipa da OMS integrará epidemiologistas, especialistas laboratoriais e em saúde infantil e vários outros técnicos e vai colaborar com as autoridades sanitárias locais na análise ao caso de microcefalia e tentar perceber melhor a dinâmica do surto e o seu impacto no país.

O primeiro grupo chegou hoje a Cabo Verde e vai apoiar técnica e laboratorialmente o estudo dos casos já em análise, bem como preparar a chegada de outros laboratórios de investigação e de diagnóstico.

Terça-feira, Cristina Fontes Lima indicou ter sido registado em Cabo Verde o primeiro caso de microcefalia com provável associação ao vírus Zika.

"Foi notificado o nascimento de uma criança com evidências de microcefalia na cidade da Praia. Não temos ainda a confirmação de se tratar de microcefalia que esteja associada ao Zika, mas é uma situação que tratamos como provável associação", disse a ministra da Saúde cabo-verdiana, indicando que as amostras à mãe e à criança foram já enviadas para confirmação laboratorial no Instituto Pasteur de Dacar.

"Há um caso notificado de microcefalia, queremos agora investigar para poder saber se há esta ligação. Até prova em contrário, temos que o tratar no contexto epidemiológico e notificar à OMS", acrescentou.

Cristina Fontes Lima disse ainda que a epidemia de Zika em Cabo Verde mantém a tendência decrescente desde o pico da epidemia, em novembro de 2015, depois de ter sido declarada oficialmente como tal a 22 de outubro do mesmo ano.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.