sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Infetados com vírus Zika devem evitar sexo desprotegido durante seis meses

As autoridades de saúde dos Estados Unidos (EUA) disseram na sexta-feira que os homens infetados com o vírus zika ou com sintomas da doença não devem ter sexo desprotegido durante pelo menos seis meses.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Quanto às mulheres infetadas ou com sintomas devem esperar pelo menos oito semanas, após o aparecimento da doença, para tentarem engravidar, acrescentou o centro de controlo e prevenção de doenças dos Estados Unidos da América.

O organismo recomenda os mesmos períodos de tempo de prevenção para os casais sexualmente ativos que não estão a tentar engravidar.

Estas orientações têm por base o período mais longo de resistência do vírus conhecido até agora multiplicado por três.

O zika foi detetado no sémen de um homem 62 dias após os primeiros sintomas, segundo revela o centro de controlo e prevenção de doenças norte-americano.

Os homens com parceiras sexuais grávidas são aconselhados a usar preservativos em caso de sexo vaginal, anal e oral ou a absterem-se de ter sexo durante toda a gravidez.

O vírus zika tem sido relacionado com o nascimento de bebés com microcefalia.

Apesar de o zika ser geralmente transmitido por mosquitos, pode também propagar-se por via sexual.

O centro de controlo e prevenção de doenças dos Estados Unidos da América registou seis casos de transmissão sexual do zika por homens que haviam sido infetados durante viagens a países da América Latina.

O Brasil é o país mais afetado pelo atual surto do vírus, com cerca de 1,5 milhões de infetados.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22