sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Infetados com vírus Zika devem evitar sexo desprotegido durante seis meses

As autoridades de saúde dos Estados Unidos (EUA) disseram na sexta-feira que os homens infetados com o vírus zika ou com sintomas da doença não devem ter sexo desprotegido durante pelo menos seis meses.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Quanto às mulheres infetadas ou com sintomas devem esperar pelo menos oito semanas, após o aparecimento da doença, para tentarem engravidar, acrescentou o centro de controlo e prevenção de doenças dos Estados Unidos da América.

O organismo recomenda os mesmos períodos de tempo de prevenção para os casais sexualmente ativos que não estão a tentar engravidar.

Estas orientações têm por base o período mais longo de resistência do vírus conhecido até agora multiplicado por três.

O zika foi detetado no sémen de um homem 62 dias após os primeiros sintomas, segundo revela o centro de controlo e prevenção de doenças norte-americano.

Os homens com parceiras sexuais grávidas são aconselhados a usar preservativos em caso de sexo vaginal, anal e oral ou a absterem-se de ter sexo durante toda a gravidez.

O vírus zika tem sido relacionado com o nascimento de bebés com microcefalia.

Apesar de o zika ser geralmente transmitido por mosquitos, pode também propagar-se por via sexual.

O centro de controlo e prevenção de doenças dos Estados Unidos da América registou seis casos de transmissão sexual do zika por homens que haviam sido infetados durante viagens a países da América Latina.

O Brasil é o país mais afetado pelo atual surto do vírus, com cerca de 1,5 milhões de infetados.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.