sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika "mais preocupante" do inicialmente previsto

O vírus Zika é "mais preocupante" do que tinha sido inicialmente previsto, afirmaram hoje as autoridades sanitárias norte-americanas, apelando ao Congresso por mais financiamento para investigação e vacinas.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

A administração Obama pediu ao Congresso em fevereiro passado, 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros) para a pesquisa de vacinas e medicamentos antivirais contra esta epidemia.

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, presente na América Latina e nas Caraíbas, o vírus Zika é responsável por muitos casos de defeitos congênitos em recém-nascidos, incluindo microcefalia (malformação do crânio) e doenças neurológicas raras em adultos.

"Devemos estar prontos. Tudo o que estudámos sobre este vírus parece ser mais preocupante do que o que pensávamos inicialmente", afirmou a diretora-adjunta dos Centros para Prevenção de Doenças americanos, Anne Schuchat, durante a conferência de imprensa diária da Casa Branca.

"Eu tive que usar dinheiro inicialmente dedicado a outras pesquisas, não podíamos esperar", disse o diretor do Instituto Nacional de alergias e doenças infeciosas, Anthony Fauci, salientando ao mesmo tempo que ainda era "insuficiente" (...) "Quando o presidente pediu 1,9 mil milhões (dólares americanos), precisávamos de 1,9 mil milhões", insistiu Fauci.

O arquipélago Americano de Porto Rico, que está numa situação económica muito difícil, pode contar com centenas de milhares de pessoas infetadas com o vírus até ao final deste ano, de acordo com as autoridades de saúde dos Estados Unidos.

Com Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08