sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika "mais preocupante" do inicialmente previsto

O vírus Zika é "mais preocupante" do que tinha sido inicialmente previsto, afirmaram hoje as autoridades sanitárias norte-americanas, apelando ao Congresso por mais financiamento para investigação e vacinas.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

A administração Obama pediu ao Congresso em fevereiro passado, 1,9 mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros) para a pesquisa de vacinas e medicamentos antivirais contra esta epidemia.

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, presente na América Latina e nas Caraíbas, o vírus Zika é responsável por muitos casos de defeitos congênitos em recém-nascidos, incluindo microcefalia (malformação do crânio) e doenças neurológicas raras em adultos.

"Devemos estar prontos. Tudo o que estudámos sobre este vírus parece ser mais preocupante do que o que pensávamos inicialmente", afirmou a diretora-adjunta dos Centros para Prevenção de Doenças americanos, Anne Schuchat, durante a conferência de imprensa diária da Casa Branca.

"Eu tive que usar dinheiro inicialmente dedicado a outras pesquisas, não podíamos esperar", disse o diretor do Instituto Nacional de alergias e doenças infeciosas, Anthony Fauci, salientando ao mesmo tempo que ainda era "insuficiente" (...) "Quando o presidente pediu 1,9 mil milhões (dólares americanos), precisávamos de 1,9 mil milhões", insistiu Fauci.

O arquipélago Americano de Porto Rico, que está numa situação económica muito difícil, pode contar com centenas de milhares de pessoas infetadas com o vírus até ao final deste ano, de acordo com as autoridades de saúde dos Estados Unidos.

Com Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.