sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Peru anuncia primeiro caso de zika transmitido sexualmente no país

As autoridades peruanas anunciaram hoje que registaram o primeiro caso de transmissão sexual do vírus Zika no país.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

O ministro da Saúde do Peru, Anibal Velasquez, adiantou que depois de uma mulher ter contraído Zika, as autoridades investigaram se a doença poderia ter sido transmitida por uma picada de um mosquito infetado com a doença na zona onde vive.

Perante a inexistência de mosquitos infetados na sua residência, as autoridades decidiram realizar um teste ao esperma do seu parceiro, que deu positivo, acrescentou o governante.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina onde o vírus foi detetado, no início de 2015, tendo registado vários casos de microcefalia.

Na quinta-feira, a vizinha Colômbia anunciou os primeiros dois casos de microcefalia no país ligados ao Zika.

Entre 1 de janeiro de 2007 e 13 de abril de 2016, a transmissão do vírus do Zika foi documentada em 64 países e territórios, sendo que 42 deles estão a viver desde 2015 um primeiro surto da doença, sem indicações anteriores de circulação do vírus e com transmissão contínua através de mosquitos.

O vírus Zika, transmitido pelo mosquito 'Aedes aegypti', provoca sintomas gripais benignos, mas está também associado a microcefalia, doença em que os bebés nascem com o crânio anormalmente pequeno e com défice intelectual, assim como ao síndroma de Guillain-Barré, uma doença neurológica grave.

O Brasil, país mais afetado pelo surto de Zika, já registou mais de um milhão e meio de casos.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21