sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Peru anuncia primeiro caso de zika transmitido sexualmente no país

As autoridades peruanas anunciaram hoje que registaram o primeiro caso de transmissão sexual do vírus Zika no país.

Arquivo

Arquivo

© Ivan Alvarado / Reuters

O ministro da Saúde do Peru, Anibal Velasquez, adiantou que depois de uma mulher ter contraído Zika, as autoridades investigaram se a doença poderia ter sido transmitida por uma picada de um mosquito infetado com a doença na zona onde vive.

Perante a inexistência de mosquitos infetados na sua residência, as autoridades decidiram realizar um teste ao esperma do seu parceiro, que deu positivo, acrescentou o governante.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina onde o vírus foi detetado, no início de 2015, tendo registado vários casos de microcefalia.

Na quinta-feira, a vizinha Colômbia anunciou os primeiros dois casos de microcefalia no país ligados ao Zika.

Entre 1 de janeiro de 2007 e 13 de abril de 2016, a transmissão do vírus do Zika foi documentada em 64 países e territórios, sendo que 42 deles estão a viver desde 2015 um primeiro surto da doença, sem indicações anteriores de circulação do vírus e com transmissão contínua através de mosquitos.

O vírus Zika, transmitido pelo mosquito 'Aedes aegypti', provoca sintomas gripais benignos, mas está também associado a microcefalia, doença em que os bebés nascem com o crânio anormalmente pequeno e com défice intelectual, assim como ao síndroma de Guillain-Barré, uma doença neurológica grave.

O Brasil, país mais afetado pelo surto de Zika, já registou mais de um milhão e meio de casos.

Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.