sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil confirma 1.168 casos de microcefalia

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou hoje o registo de 1.168 casos de microcefalia (grave alteração no sistema nervoso central) no país até ao passado dia 16.

Mulher e filha de cinco meses, com microcefalia, fotografadas no mar de Porto de Galinhas, Brasil.

Mulher e filha de cinco meses, com microcefalia, fotografadas no mar de Porto de Galinhas, Brasil.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Dos 7.150 casos notificados até ao momento, 3.741 continuam em investigação e 2.241 foram descartados.

O Brasil viu o número de casos de microcefalia disparar no ano passado, depois que esta alteração neurológica começou a ser associada a infeção de grávidas pelo vírus Zika, transmitido pelo mosquito 'Aedes aegypti', durante a gestação.

O órgão de saúde brasileiro informou que do total de casos de microcefalia confirmados, 192 tiveram resultado positivo para o Zika por critério laboratorial específico para o vírus.

No entanto, o Ministério da Saúde ressaltou que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. Ou seja, as autoridades consideram que houve infeção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebés com diagnóstico final de microcefalia.

Já foram registados 240 óbitos suspeitos de microcefalia no país.

Destes, 51 foram confirmados para microcefalia e ou alteração do sistema nervoso central. Outros 165 continuam em investigação e 30 foram descartados.

O vírus Zika circula com força no Brasil desde o ano passado. Apesar de, na maioria dos casos, não causar danos graves aos infetados, depois de ter sido associado ao aumento de casos de microcefalia a sua circulação nas Américas foi classificada como uma emergência internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em fevereiro.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17