sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

OMS afirma que epidemia de Zika "está claramente" a regredir no Brasil

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a epidemia do Zika no Brasil, onde foram notificados mais de um milhão de infeções, "está claramente" a regredir.

© Nacho Doce / Reuters

"A epidemia está claramente na via descendente, no Brasil", declarou a subdiretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny, numa conferência de imprensa, em Paris, França.

"É o caso também na Colômbia e em Cabo Verde", acrescentou, sem dar números.

Marie-Paule Kieny ressalvou, no entanto, ser impossível, nesta altura, prever o reaparecimento da epidemia num futuro, lembrando que "a ciência avança, mas ainda há muitas interrogações".

Mais de 600 peritos e investigadores estão reunidos até terça-feira, no Instituto Pasteur, em Paris, para um colóquio científico internacional sobre o vírus Zika, que causa nos fetos microcefalia, subdesenvolvimento do crânio e do cérebro.

A OMS declarou a epidemia como "emergência de saúde pública internacional".

Lusa

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.