sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

EUA aprovam comercialização de teste para diagnosticar vírus Zika

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou hoje a comercialização do primeiro teste para diagnosticar o Zika, no dia em que as autoridades de Porto Rico confirmaram a primeira morte associada ao vírus.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

A farmacêutica Quest Diagnostics assegurou ter recebido a autorização de emergência da FDA para vender o primeiro teste de diagnóstico desenvolvido comercialmente para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O teste deverá começar a ser comercializado na próxima semana, pelo menos em Puerto Rico, um dos locais mais afetados.

As organizações internacionais de saúde já confirmaram que a infeção com o vírus Zika durante a gravidez pode causar microcefalia no feto.

Os sintomas do Zika incluem febre, erupção cutânea, dor nas articulações e vermelhidão ocular.

O Departamento de Saúde de Porto Rico anunciou hoje a primeira morte na ilha associado ao vírus Zika.

A primeira morte associada ao Zika é de um homem de 70 anos que morreu em fevereiro de uma trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas de sangue), ligado ao referido vírus, explicou o secretário de Estado de Saúde de Porto Rico, Ana Rius.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..