sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

EUA aprovam comercialização de teste para diagnosticar vírus Zika

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou hoje a comercialização do primeiro teste para diagnosticar o Zika, no dia em que as autoridades de Porto Rico confirmaram a primeira morte associada ao vírus.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

A farmacêutica Quest Diagnostics assegurou ter recebido a autorização de emergência da FDA para vender o primeiro teste de diagnóstico desenvolvido comercialmente para o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O teste deverá começar a ser comercializado na próxima semana, pelo menos em Puerto Rico, um dos locais mais afetados.

As organizações internacionais de saúde já confirmaram que a infeção com o vírus Zika durante a gravidez pode causar microcefalia no feto.

Os sintomas do Zika incluem febre, erupção cutânea, dor nas articulações e vermelhidão ocular.

O Departamento de Saúde de Porto Rico anunciou hoje a primeira morte na ilha associado ao vírus Zika.

A primeira morte associada ao Zika é de um homem de 70 anos que morreu em fevereiro de uma trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas de sangue), ligado ao referido vírus, explicou o secretário de Estado de Saúde de Porto Rico, Ana Rius.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.