sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Espanha regista primeiro caso de microcefalia provocada pelo vírus Zika

As autoridades de saúde espanholas anunciaram na quinta-feira à noite terem detetado o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher grávida infetada com o vírus Zika.

© Jorge Cabrera / Reuters

"Uma mulher grávida estava infetada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações", disse, em comunicado, a autoridade para a saúde da região da Catalunha.

Este é o primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika em Espanha.

Um total de 105 pessoas foram infetadas pelo vírus em Espanha, transmitido por mosquitos, de acordo com estatísticas oficiais de 03 de maio.

Segundo autoridades espanholas, todos os casos de infeção -- incluindo 13 grávidas -- são "casos importados", detetados em pessoas que "ou são ou estiveram em países afetados" da América Latina.

Este surto de Zika começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhões de infeções foram registadas. Desde então, a epidemia espalhou-se para vários outros países no continente americano.

Cientistas acreditam que o vírus pode ser responsável pelo aumento do número de bebés que nascem com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas e, por vezes, com danos cerebrais.

Lusa

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47