sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Espanha regista primeiro caso de microcefalia provocada pelo vírus Zika

As autoridades de saúde espanholas anunciaram na quinta-feira à noite terem detetado o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher grávida infetada com o vírus Zika.

© Jorge Cabrera / Reuters

"Uma mulher grávida estava infetada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações", disse, em comunicado, a autoridade para a saúde da região da Catalunha.

Este é o primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika em Espanha.

Um total de 105 pessoas foram infetadas pelo vírus em Espanha, transmitido por mosquitos, de acordo com estatísticas oficiais de 03 de maio.

Segundo autoridades espanholas, todos os casos de infeção -- incluindo 13 grávidas -- são "casos importados", detetados em pessoas que "ou são ou estiveram em países afetados" da América Latina.

Este surto de Zika começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhões de infeções foram registadas. Desde então, a epidemia espalhou-se para vários outros países no continente americano.

Cientistas acreditam que o vírus pode ser responsável pelo aumento do número de bebés que nascem com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas e, por vezes, com danos cerebrais.

Lusa

  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47
  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.