sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Espanha regista primeiro caso de microcefalia provocada pelo vírus Zika

As autoridades de saúde espanholas anunciaram na quinta-feira à noite terem detetado o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher grávida infetada com o vírus Zika.

© Jorge Cabrera / Reuters

"Uma mulher grávida estava infetada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações", disse, em comunicado, a autoridade para a saúde da região da Catalunha.

Este é o primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika em Espanha.

Um total de 105 pessoas foram infetadas pelo vírus em Espanha, transmitido por mosquitos, de acordo com estatísticas oficiais de 03 de maio.

Segundo autoridades espanholas, todos os casos de infeção -- incluindo 13 grávidas -- são "casos importados", detetados em pessoas que "ou são ou estiveram em países afetados" da América Latina.

Este surto de Zika começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhões de infeções foram registadas. Desde então, a epidemia espalhou-se para vários outros países no continente americano.

Cientistas acreditam que o vírus pode ser responsável pelo aumento do número de bebés que nascem com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas e, por vezes, com danos cerebrais.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22