sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Medicamento anti-malária resulta contra vírus zika, segundo estudo brasileiro

Um medicamento anti-malária pode ser eficaz para blindar o cérebro de fetos contra a infeção pelo vírus zika, segundo os resultados de um estudo brasileiro divulgado hoje.

© Nacho Doce / Reuters

O trabalho de investigadores dos Institutos de Biologia e de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'Or de Pesquisa mostrou que o medicamento protegeu neurosferas, estruturas celulares que reproduzem até 95 por cento o cérebro em formação.

"Os nossos resultados sugerem que a ação da cloroquina contra o zika deve ser imediatamente avaliada in vivo e, se tudo der certo, vai atenuar os danos cerebrais devastadores da síndrome congénita do zika e as lesões neurológicas em adultos", lê-se no artigo publicado na bioRxiv - rede pública de partilha de estudos científicos inéditos.

O diretor do Instituto de Biologia da UFRJ, Rodrigo Brindeiro, citado pelo jornal Estado de São Paulo, destacou que "a grande vantagem nessa corrida contra o vírus é que a cloroquina já é uma droga amplamente usada e não é contraindicada para grávidas".

"A ideia é que a pessoa comece a tomar antes de engravidar como forma de proteger o feto desde o primeiro dia", afirmou.

Segundo o investigador, ainda é preciso fazer testes com animais e humanos e também testar a cloroquina sem minicérebros, estruturas celulares mais complexas do que as neurosferas, que simulam cérebros de fetos de três meses.

Os pesquisadores do Instituto de Biologia da UFRJ também estudam casos em que o vírus é reativado no paciente, após alguns meses.

"Quero alertar para isso porque tem a ver com o agravamento do quadro clínico associado ao zika do ponto de vista neurológico", disse.

No segundo aparecimento dos sintomas, os pacientes têm dor articular mais forte, o que faz com que o diagnóstico se confunda com chikungunya.

"É difícil acreditar em reinfecção porque o vírus é, ao contrário do da dengue, extremamente monótono, e os anticorpos já deveriam estar protegendo a pessoa contra uma nova infeção. Acreditamos que é uma reativação do vírus", adiantou.

Entretanto, o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reginaldo Prata, citado pela Agência Câmara Notícias, disse, quinta-feira, que o Brasil deverá ter uma vacina contra o vírus da zika daqui a cinco anos.

Para isso, a pasta tem apoiado o Instituto Butantan e a unidade Bio-manguinhos da Fiocruz no desenvolvimento do medicamento.

O Brasil registou 91.387 casos prováveis de zika em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados a 26 de abril.

Até 30 de abril, foram confirmados 1.271 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infeção congénita, no Brasil.

Desde 2007 que a infeção com o vírus zika já foi registada em 39 países do mundo.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.