sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Cabo Verde é o primeiro país africano a registar casos de Zika

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirma que Cabo Verde é o primeiro país africano a registar casos de vírus Zika e que é da mesma estirpe do que está a infetar pessoas na América.

reuters

Segundo a OMS, há 7500 caos suspeitos de infeção por vírus Zika e três bebés nasceram com microcefalia - doença em que as crianças nascem com cérebro e crâneo pequenos.

O facto de o vírus ser da mesma estirpe daquele que está ativo no continente americano "é muito preocupante já que mostra que a epidemia está a alastrar além da América do Sul e está à porta de África, diz a agência da ONU.

A designada estirpe asiática do vírus infetou cerca de 1,5 milhões de pessoas só no Brasil e foi detetado em Cabo Verde através do sequenciamento dos casos de Zika neste país.

"É o mesmo material genético do vírus no Brasil", disse a porta-voz da OMS Marsha Vanderford à agência France Presse.

Até 08 de maio tinham sido registados em Cabo Verde 7.557 casos suspeitos de Zika, assim como três casos de microcefalia, disse a OMS.

Segundo Moeti, "a descoberta é motivo de preocupação porque é mais uma prova de que o surto se está a espalhar para além da América do Sul e está à porta de África".

"Esta informação ajudará os países africanos a reavaliarem o seu nível de risco e a adaptarem e reforçarem os seus níveis de preparação", adiantou.

A OMS crê que a estirpe asiática do Zika chegou a Cabo Verde através de alguém que veio do Brasil, antes de começar a espalhar-se localmente.

A estirpe africana do vírus, com o nome da floresta tropical Zika no Uganda, onde foi descoberto pela primeira vez em 1947, está espalhada no continente há décadas.

Até recentemente, o Zika causava pouca preocupação dado vulgarmente provocar apenas sintomas leves semelhantes aos da gripe e os africanos em geral adquiriram imunidade em relação à estirpe do continente.

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.