sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Risco de transmissão do Zika no Equador preocupa OMS e organização Pan Americana

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a organização Pan Americana emitiram ontem um alerta para que as autoridades do Equador e os habitantes da zona afetada pelo sismo. As duas organizações aconselham a tomada de medidas de prevenção contra a transmissão do Zika.

© Guillermo Granja / Reuters

No Equador, contam-se 135 pessoas infetadas e outros 217 casos suspeitos de terem contraído o vírus. Um número que poderá aumentar tendo em conta que depois do sismo há um risco maior de doenças transmitidas por mosquitos, como o Zika.

A infeção em mulheres grávidas pode provocar graves malformações dos fetos, em particular microcefalia e doenças neurológicas raras nos adultos.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.