sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil lança primeiro teste do vírus Zika que dá resultado em 20 minutos

A Secretaria de Saúde da Bahia apresentou hoje, em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido do Brasil para deteção do vírus Zika, que dá o resultado em 20 minutos.

© Ina Fassbender / Reuters

A apresentação foi feita depois de o teste pioneiro, que substitui um procedimento que pode levar semanas, ter sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, citado pela Agência Brasil, explicou que anteriormente o Zika era diagnosticado, em laboratório através do PRC [método que deteta a presença de carga genética do vírus], o que era demorado e muito caro.

A partir de agora, sublinhou, será possível "oferecer o diagnóstico em qualquer posto de saúde nos lugares mais distantes do país, e em apenas 20 minutos a população terá a resposta se tem ou teve Zika".

"Hoje existe uma quantidade de pessoas com sintomas que não têm o diagnóstico definitivo (...) A partir de agora, principalmente para as mulheres em idade gestacional, ter a informação se ela teve ou ainda não Zika é extremamente relevante para a decisão dela, em iniciar uma gestação", disse.

O teste sorológico rápido não identifica o vírus em si, mas a presença dos seus anticorpos, permitindo o diagnóstico em qualquer fase da doença.

O procedimento foi desenvolvido pela BahiaFarma, uma fundação ligada à secretaria de Saúde da Bahia, e por uma empresa coreana, ao longo dos últimos dez meses.

Com a autorização concedida pela Anvisa, o laboratório aguarda agora o pedido do Ministério da Saúde para iniciar o fabrico e a distribuição do teste por todo o país.

O Brasil, o país mais afetado pela atual epidemia de Zika, já registou mais milhão e meio de casos e mais de 1.400 bebés nasceram com microcefalia ou outras alterações do sistema nervoso potencialmente associados ao vírus.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".