sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

DGS alerta para grávidas não viajarem para o Brasil devido ao vírus Zika

A Direção-Geral da Saúde recomendou, a propósito do vírus Zika e dos Jogos Olímpicos, que decorrerão no Brasil, que as grávidas não devem viajar para este país e que, se os cônjuges o fizerem, devem depois usar preservativo

© Regis Duvignau / Reuters

Num comunicado do diretor-geral da Saúde, disponível no site do organismo, lê-se que, tendo em conta que os Jogos Olímpicos vão decorrer no Brasil, de 5 a 21 de agosto, e perante a epidemia de Zika que ocorre em vários países da América do Sul, os viajantes devem, e antes de viajarem, procurar aconselhamento em Consulta do Viajante.

Segundo Francisco George, que assina o comunicado, "as grávidas não devem viajar para o Brasil", mas no caso de tal não ser possível, "devem procurar aconselhamento em Consulta do Viajante ou junto do médico que acompanha a gravidez".

"Se o cônjuge viajar para o Brasil, uma vez de regresso, deve usar preservativo até ao final da gravidez", prossegue o comunicado.

São ainda recomendadas outras medidas de proteção individual, como uma especial atenção aos períodos do dia em que os mosquitos do género Aedes picam mais frequentemente (do nascer ao pôr do sol) e a aplicar de repelentes.

A proteção das crianças (carrinhos de bebé, berços) com redes mosquiteiras e a opção por um alojamento com ar condicionado ou, em alternativa, com utilização de redes mosquiteiras, mesmo durante o dia, são igualmente recomendados.

Segundo a DGS, "as pessoas com doenças crónicas graves ou imunocomprometidas devem obter aconselhamento médico antes da viagem para o Brasil".

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Ovibeja aposta este ano na internacionalização da agricultura
    2:07

    País

    A Ovibeja começou esta quinta-feira e este ano aposta na internacionalização dos produtos agrícolas do Alentejo. Centenas de expositores esgotam o certame, que é uma monstra da agricultura portuguesa. António Costa, na sexta-feira, e Marcelo Rebelo de Sousa, no sábado, são alguns dos políticos com a presença marcada em Beja.

  • Estados Unidos vão reforçar as sanções à Coreia do Norte
    1:31

    Mundo

    Washington pretende também investir nos esforços diplomáticos para que Pyongyang ponha fim aos programas nucleares e de mísseis. A nova estratégia de Donald Trump foi anunciada quarta-feira à noite. A força aérea norte-americana testou esta quarta-feira um míssil de longo-alcance que percorreu 6800 quilómetros sobre o Pacífico a partir de uma base na Califórnia.

  • Le Pen vai à pesca
    0:35

    Eleições França 2017

    Marine Le Pen, candida à presidência de França fez esta quinta-feira uma "pausa" na campanha eleitoral e aproveitou para ir à pesca. A candidata navegou num barco de pesca no Mediterrâneo.