sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Campeão olímpico do salto em comprimento congela esperma por receio do Zika

O atual campeão olímpico do salto em comprimento, o britânico Greg Rutherford, congelou esperma por recear ser infetado pelo vírus Zika durante os jogos Olímpicos Rio2016, anunciou esta quarta-feira a sua companheira, Susie Verrill.

Andy Wong

"As notícias sobre o vírus Zika causaram-nos muita preocupação", afirmou Susie Verrill à revista Standard Issue, acrescentando que a opinião médica foi importante para a tomada da decisão.

"Queremos ter mais filhos e não quero expor-me a uma situação que pode ser evitada", afirmou Susie Verrill que já tem um filho com Rutherford.

Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

Recentemente, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.

O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.

Vários atletas, entre os quais os golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista tejay van Garderen, já anunciaram que não vão participar nos Jogos rio2016, que se realizam entre 05 e 26 de agosto, por receio do Zika.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.