sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Campeão olímpico do salto em comprimento congela esperma por receio do Zika

O atual campeão olímpico do salto em comprimento, o britânico Greg Rutherford, congelou esperma por recear ser infetado pelo vírus Zika durante os jogos Olímpicos Rio2016, anunciou esta quarta-feira a sua companheira, Susie Verrill.

Andy Wong

"As notícias sobre o vírus Zika causaram-nos muita preocupação", afirmou Susie Verrill à revista Standard Issue, acrescentando que a opinião médica foi importante para a tomada da decisão.

"Queremos ter mais filhos e não quero expor-me a uma situação que pode ser evitada", afirmou Susie Verrill que já tem um filho com Rutherford.

Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

Recentemente, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.

O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.

Vários atletas, entre os quais os golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista tejay van Garderen, já anunciaram que não vão participar nos Jogos rio2016, que se realizam entre 05 e 26 de agosto, por receio do Zika.

Lusa

  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21