sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Campeão olímpico do salto em comprimento congela esperma por receio do Zika

O atual campeão olímpico do salto em comprimento, o britânico Greg Rutherford, congelou esperma por recear ser infetado pelo vírus Zika durante os jogos Olímpicos Rio2016, anunciou esta quarta-feira a sua companheira, Susie Verrill.

Andy Wong

"As notícias sobre o vírus Zika causaram-nos muita preocupação", afirmou Susie Verrill à revista Standard Issue, acrescentando que a opinião médica foi importante para a tomada da decisão.

"Queremos ter mais filhos e não quero expor-me a uma situação que pode ser evitada", afirmou Susie Verrill que já tem um filho com Rutherford.

Desde o final de 2015, o Brasil tem sido afetado pelo vírus Zika, transmitido por um mosquito, que se suspeita ser a causa de numerosos casos de deformações congénitas em bebés, cujas mães foram contaminadas durante a gravidez.

Recentemente, um grupo de 150 especialistas em saúde pública pediu o adiamento dos Jogos Olímpicos ou a mudança de local, para evitar a propagação da doença para todo o mundo.

O vírus pode causar microcefalia (malformação do crânio e desenvolvimento incompleto do cérebro) e doenças neurológicas em adultos, incluindo a síndroma de Guillain-Barré.

Vários atletas, entre os quais os golfistas Vijay Singh e Marc Leishman, e o ciclista tejay van Garderen, já anunciaram que não vão participar nos Jogos rio2016, que se realizam entre 05 e 26 de agosto, por receio do Zika.

Lusa

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor