sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil regista redução de 87% nas notificações de casos de zika

Os casos do vírus zika registados no Brasil caíram 87% entre fevereiro e maio deste ano, segundo dados apresentados hoje pelo ministro da Saúde brasileiro, Ricardo Barros, no Rio de Janeiro.

LM Otero

"O pico de maior incidência de notificações da doença foi registado na terceira semana de fevereiro, com 16.059 casos. Na primeira semana de maio, os registos caíram para 2.053", lê-se num comunicado da tutela.

De acordo com o Ministério da Saúde, este ano "o declínio de casos começou antes do previsto, uma vez que historicamente o pico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é em abril".

O município do Rio de Janeiro, por exemplo, teve o maior registo de casos na terceira semana de fevereiro (2.116) e, nas semanas seguintes, os dados caíram, chegando a 208 em maio, o que representa uma redução de 90%.

"De acordo com um estudo divulgado pela Universidade de Cambridge, a expectativa é de menos de um caso de infeção entre os 500 mil turistas que devem chegar para os Jogos Olímpicos", afirmou o ministro, em conferência de imprensa com os correspondentes estrangeiros.

Ricardo Barros reforçou que "o risco de zika é mínimo, principalmente pelas condições climáticas da época e pela mobilização no combate ao mosquito" no Rio de Janeiro.

Segundo o titular da pasta da Saúde, durante o Campeonato do Mundo de futebol, em 2014, as pessoas também tinham medo de vir ao país e apanhar doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas, durante o período, foram apenas registados três casos em turistas.

O governante adiantou que a cidade terá um reforço de 2,5 mil profissionais da área da saúde durante os Jogos Olímpicos, que decorrem entre 5 e 21 de agosto, e todos os atletas sob a responsabilidade do Comité Olímpico terão disponíveis repelentes, roupas específicas e os materiais necessários.

O vírus da zika está presente em 60 países, sendo o Brasil o país mais afetado pela atual epidemia.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.